Notícias

Copa Truck: Iveco estreia com caminhão S-Way e Wellington Cirino

Além de estrear o S-Way na Copa Truck com preparação para corrida, a Iveco será defendida pelo campeão da temporada 2022, Wellington Cirino

Andrea Ramos, De Goiânia, Goiás

18 de mar, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Iveco faz dupla estreia na Copa Truck com S-Way e Wellington Cirino
Iveco faz dupla estreia na Copa Truck com S-Way e Wellington Cirino
Crédito:Foto: Issac Brum
Iveco faz dupla estreia na Copa Truck com S-Way e Wellington Cirino

A Iveco estará na temporada 2023 da Copa Truck que começa neste domingo (19), no autódromo Internacional de Goiânia (GO). A marca italiana chega com quatro exemplares do caminhão S-Way, que fará, então, sua estreia nas pistas.

Além disso, o veterano Wellington Cirino também estreia como piloto da equipe Iveco Usual Racing. Ou seja, um nome de peso para a equipe. Afinal, Cirino foi o vencedor da Copa Truck 2022 defendendo a equipe da Mercedes-Benz.

LEIA MAIS
Scania movido a GNV com 900 km de autonomia já roda na região
Iveco S-Way tem toda a produção de 2023 esgotada no Brasil

Maior caminhão blindado da Prosegur é à prova de balas e requer cuidado


Publicidade

Seja como for, o piloto diz que já sonhava em competir pela Iveco. "Tudo ocorre na hora certa. E agora eu vou defender uma equipe que admiro. E o caminhão é muito forte, dotado de tecnologias. Por isso, vamos chegar às pistas bem competitivos", garante Cirino.

Além do atual campeão, correm com os pesados da Iveco os pilotos Felipe Tozzo, que venceu a categoria Super Truck em 2021, também na Usual Racing. Além do Djalma Pivetta, líder da equipe e ex-caminhoneiro. Bem como Danilo Dirani, que estreia no comando de um Iveco.

Novos Iveco S-Way na Copa Truck 2023

Os caminhões da Iveco chegam atendendo aos novos padrões de redução de emissões com motor Cursor 13 produzido pela FPT Industrial. Ou seja, dentro do padrão equivalente ao Euro 6, uma novidade da temporada 2023 da Copa Truck. Do mesmo modo, os veículos chegam com um limite de peso de 4,8 t.


Os motores da Iveco chegam a 1.000 cv de potência e torque de 306 mkgf. Com isso, alcançam velocidade máxima de impressionantes 240 km/h.

Em relação às tecnologias, os motores contam com gerenciamento eletrônico calibrado para a competição. Por isso, utilizam sistema de injeção Common-Rail de última geração. Assim como um novo hardware desenvolvido e preparado pela Iveco, com modificações e preparação de itens internos, suportes e coxins, adequados para as pistas.

Iveco faz dupla estreia na Copa Truck com S-Way e Wellington Cirino
O Safety Truck da Copa Truck é o mesmo S-Way das estradas, com 540 cv e tração 6x4; Foto: Isaac Brum

Outra novidade é que o caminhão Safety Truck desta temporada também é um Iveco S-Way. Porém, como os das rodovias. Por isso, o modelo que vai conduzir o pelotão com 30 caminhões durante toda a temporada da Copa Truck é o S-Way 540 6x4.

Combustíveis alternativos

Por causa de uma série de normas e regulamentos, nenhum caminhão da temporada está apto para correr com motores alternativos. Mas, para o CEO da Mais Brasil Esportes, empresa que organiza e promove a Copa Truck, Carlos Col, é possível que a partir da temporada 2024 surjam novidades nesse sentido.

"Essas iniciativas para a transição energética são atuais. E já estamos estudando os projetos. Do mesmo modo, algumas coisas estão em desenvolvimento. Portanto, é desejo nosso que as pistas sejam laboratório de testes para inovações na área de sustentabilidade", indica Col.


Nesse sentido, conforme divulgado pelo Estradão, nesta temporada 2023 haverá um caminhão híbrido. Porém, o VW Meteor Mission Zero, só vai poder correr no modo híbrido durante os treinos. Ou seja, já com a intenção de servir de laboratório para o desenvolvimento da tecnologia nas pistas de corrida.

Estradão está no Instagram, confira!

Deixe sua opinião