O Scania Performance G-Line 370 não é uma série especial. Apesar de o cavalo-mecânico lançado no começo de novembro, na Fenatran 2024, estar repleto de adesivos e boas soluções, trata-se de uma nova opção da linha de pesados da marca no Brasil. Entre os destaques, o modelo traz a cabine G, reconhecida pelos bons espaço e nível de conforto e comum em caminhões para operações no fora-de-estrada.
VEJA TAMBÉM
Volkswagen lidera com mais de 1 mil unidades à frente do MB
Volkswagen Caminhões vai testar Constellation a biometano com clientes
Marcopolo Nomade é o primeiro motorhome da nova divisão da empresa
Motor
Portanto, com o Scania Performance G-Line 370 essa cabine passa a fazer parte da linha de modelos rodoviários pesados da marca. Além disso, outro destaque do novo caminhão da Scania é o motor DC13, de 13 litros. Segundo a marca, o seis-cilindros em linha gera 370 cv de potência e 193 mkgf de torque. A transmissão é a GRS 905 automatizada Opticruise e o freio-motor tem 325 cv de potência de frenagem.
Publicidade
Todavia, vale lembrar que esse motor não é o Super. que é oferecida com potências de 420 cv, 460, 500 e 560 cv. Conforme Marcelo Bastos, engenheiro de produto da Scania, na configuração 6x2 o modelo tem preço sugerido de R$ 820 mil. O peso bruto total (PBT) é de 26,1 toneladas e a capacidade máxima de tração (CMT) de 78 t. Além disso, há a o G-Line 370 4x2, com tabela de R$ 800 mil.
Boa lista de itens de segurança
Outro bom atributo do modelo é o sistema ADAS, oferecido como item de série. Ou seja, o conjunto de recursos eletrônicos de segurança ativa. Por exemplo, há frenagem automática de emergência e aviso de saída involuntária da faixa da pista. Bem como vários opcionais, como direção com assistência elétrica, sensor de ponto cego e o air bags frontal e lateral - este é exclusivo em caminhões da marca.
De acordo com a Scania, graças a esses atributos o novo caminhão vai muito bem em operações de transporte rodoviário de longas distâncias. Nesse sentido, também pode ser configurado com dois tanques de combustível. Ou seja, de 470 litros do lado esquerdo e de 355 litros do lado direito do chassi.
Da mesma forma, há faróis no teto entre os equipamentos de fábrica. Assim como defletor de ar e geladeira na cabine. Ou seja, itens que visam facilitar o dia a dia do motorista que percorre longos trajetos. Além disso, mas também como parte dos itens de conforto, a versão com tração 6x2 traz suspensão pneumática na traseira.
Como parte da linha 2025, a partir de abril os modelos da Scania com cabine G também passam a vir com painel digital. O sistema oferecido de série tem 12,3 polegadas. Além disso, há sistema multimídia, com tela de 10,1" (de série) e de 12,9" (opcional).