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Conheça o Freightliner com motor V16 e com pneus de avião

O Joint Venture Truck baseado em um Freightliner, é o caminhão mais rápido do tanto que ganhou reforços estruturais para suportar tamanha velocidade

Redação

22 de jul, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Conheça o Freightliner com motor V16 e com rodas de avião
Freightliner
Crédito:Joint Venture Race Truck/Divulgação
Conheça o Freightliner com motor V16 e com rodas de avião

O caminhão mais rápido do mundo atende por Joint Venture Truck. Um modelo baseado no Freightliner, cujo motor diesel foi desenvolvido do zero e é o mais potente já visto. Por isso, o modelo consta no Guinness Book tamanho o seu motor.

Seja como for, o Joint Venture Truck foi criado por Don Lemmons e sua equipe de engenheiros. O modelo estreou em 1990. Mas ainda é o caminhão mais rápido do mundo com motor diesel padrão. Ou seja, sem turbinas ou sistemas elétricos.

Conheça o Freightliner com motor V16 e com rodas de avião
Joint Venture Race Truck /Divulgação
O Joint Venture Truck tem rodas de avião e motor que equipa navios e trens

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Essa fera do asfalto de início se chamava Barn Door Conventional. Porém, em 1997 ganhou um chassi Freightliner mais moderno. Assim, conquistou o feito de se tornar o caminhão mais rápido. Portanto, recordista com nada menos que 228,80 milhas por hora - cerca de 368,13 km/h. Dessa forma, bem acima dos 276 km/h do Volvo Iron Knight.

Joint Venture Truck tem motor Detroit Diesel V16


Seja como for, essa velocidade máxima final ocorre graças ao uso de um potente motor Detroit Diesel V-16 MTU Série 2000 de 35,7 litros. Dois grandes turbocompressores Garret fazem a potência superar os 4.000 cv.

Este monstruoso motor V16 geralmente equipa motores industriais, marítimos, bem como em alguns trens. Dessa forma, por causa de suas dimensões, foi montado no centro do chassi, logo atrás da cabine. E está acoplado a uma enorme transmissão automática de cinco marchas fornecida pela Allison.

Além do desenho aerodinâmico e do comprimento do chassi, o caminhão mais rápido do mundo também conta com pneus especiais. Os traseiros têm o mesmo material presente no Boeing 737, enquanto os dianteiros são de um caça F-15.


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