Implemento rodoviário com placas solares no teto? Existe um acoplado em um Volkswagen Delivery 11.180 4x4. O baú de alumínio que capta energia solar é um projeto da implementadora 4Truck. Ele é fruto de uma encomenda feita pela Volkswagen. A montadora utilizou o veículo no Rally Internacional da Educação para uma expedição que partiu de São José dos Campos, no interior paulista, no dia 22 de agosto. E terminou no último sábado, 10 de setembro, em Salinópolis, no Pará. O percurso é o mesmo da 30ᵃ edição do Rally dos Sertões, que passou por diversas regiões do País.
O Rally Internacional da Educação é um braço social do Rally dos Sertões. E teve as missões de fomentar conhecimento para mais de 30 mil alunos com a distribuição de ferramentas de estudo. Além disso, levar placas solares para a distribuição a alunos e famílias selecionadas no percurso. São pessoas que moram em locais muito afastados. E, portanto, com escassez de energia elétrica.
De acordo com o CEO da 4Truck, Osmar Oliveira, ao rodar com um caminhão cuja carroceria tem placas solares instaladas no teto, é possível mostrar para as pessoas que vivem nesses lugares que é possível instalar esse mesmo sistema.
Publicidade
Oliveira contou ao Estradão que a escolha por um implemento que capta esse tipo de energia alternativa também tem a ver com a necessidade de o veículo ter condições para acompanhar todo o percurso da expedição. E, assim, proporcionar mais comodidade aos tripulantes. Além das placas solares, o baú carga seca é de alumínio. Dessa forma, é 15 kg mais leve que um feita de aço.
O baú tem um comprimento total de 5500 mm, largura de 2300 mm e altura de 2400mm. Além das barras de fixação, que foram especialmente desenvolvidas para esta aplicação.
Energia para ligar a geladeira
Seja como for, o sistema de placas de energia sobre o caminhão foi usado para garantir energia para uma geladeira portátil de 31 litros, além da iluminação externa do baú com dois holofotes de 30W LED, e alimentação de ferramentas (parafusadeiras, furadeiras) para montagem e desmontagem da estrutura de palco. E iluminação da tenda com 12 lâmpadas de 5W LED.
Além disso, o sistema ofereceu energia para a oficina educacional, ou seja, para a alimentação de três laptops, furadeira, pistola de cola quente, e iluminação com seis lâmpadas 5W LED. Ainda não há um levantamento sobre os benefícios que o implemento com teto solar trouxe para a expedição. Contudo, o CEO da 4Truck adianta que outros projetos realizados pela empresa neste formato demonstraram uma economia razoável para quem possui esse tipo de implemento.
Economia de até 30% de diesel
"Fizemos uma unidade móvel que serviu de palco para um artista que gerou uma economia de até 30% de combustível. Não era necessário, por exemplo, ligar o caminhão para usar o ar-condicionado. Isso porque a energia solar é suficiente para usar o aparelho", explica.
Ele também diz que a energia solar traz economia para carrocerias que são customizadas para se transformarem em academia de ginástica, oficinas e pet shop sobre rodas. "Em todas essas configurações, há a necessidade de ligar equipamentos na tomada, e o uso da energia solar para isso proporciona muita economia".
Na visão do executivo, há chances de a energia solar fazer parte da descarbonização do transporte rodoviário de cargas no Brasil no futuro. "Não há um único caminho, e esse é um tipo de energia com grande oferta no Brasil", comenta.