Tecnologia

Baú de caminhão tem teto de garrafa pet reciclada, é leve e reduz consumo de diesel

A fabricante afirma que o baú de alumínio tem teto feito em fibra, que é extraída da reciclagem de garrafa PET e, por isso, é mais leve e econômico

Aline Feltrin

11 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

baú
O baú com teto em fibra é mais leve. Assim, há mais capacidade de carga e economia de diesel
Crédito:Divulgação/4Truck

O implemento rodoviário tem um papel importante para a eficiência da operação de um caminhão. Por isso, tecnologias aplicadas às carrocerias são essenciais para proporcionar economia de diesel e mais capacidade de carga, por exemplo. De olho nessa necessidade, a 4Truck, fabricante de implementos rodoviários, resolveu implantar tetos de fibra em seus baús de alumínio. Conforme o CEO da empresa, Osmar Oliveira, essa solução substitui o teto de alumínio. Assim, o material é inteiriço e sem emendas. Ao contrário do que é feito de alumínio.

LEIA MAIS

Caminhões Volvo e VWCO dominam o ranking de vendas no Brasil
Exame toxicológico para motoristas é constitucional, diz STF
Desconto para caminhões e ônibus não decola e tem ação de golpista

Com essa solução, a 4truck afirma que há menos risco de vazamentos de água dentro do baú. “Isso evita avarias em cargas. Sobretudo eletroeletrônicos e medicamentos”, diz Oliveira.


Publicidade

Outro benefício do teto em fibra é que o baú fica mais leve. Assim, há mais capacidade de carga e economia de diesel. Conforme Oliveira, a fibra faz com que haja menos calor no interior do compartimento de carga. Essa característica, aliás, faz com que haja menos transferência de calor do ambiente externo para o baú. O resultado é a melhor conservação da carga, sobretudo de alimentos, medicamentos e eletroeletrônicos.

Baú tem preço similar ao convencional

Seja como for, o teto em fibra é feito com a reciclagem de garrafas PET. Assim, com 250 gramas do material dessas garrafas é possível obter 1 kg de fibra para desenvolver o teto.

Conforme o CEO da 4Truck, o custo de produção de um teto de fibra não é maior do que um de alumínio. Por isso, o preço de um baú com essa solução é similar a de um convencional. "O transportador vai desembolsar entre R$14 a R$ 60 mil. A depender do tamanho do implemento", conta Oliveira.


Por fim, a 4Truck vendeu, até o momento 80 baús com essa tecnologia. A projeção, no entanto, é uma produção de 500 unidades desses implementos até o fim do ano. Isso porque, a partir de agora, todos serão feitos com teto de fibra.

Deixe sua opinião