Na China, o mercado de caminhões é liderado por um grupo conhecido como as “Big Four” ("Quatro Grandes"), formado por FAW Jiefang, Dongfeng, Sinotruk e Shacman. Essas fabricantes respondem por uma fatia significativa da produção nacional de veículos pesados e se destacam tanto pelo volume de vendas quanto pela estrutura industrial.
- VEJA MAIS:
- Áreas de escape da Arteris já salvaram mais de 1.300 vidas nas rodovias
- BYD Dolphin Mini Cargo tem custo por km de apenas R$ 0,09
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
As quatro companhias contam com forte participação estatal e capacidade para desenvolver veículos voltados ao transporte de longa distância, mineração, construção e logística. Além disso, atuam nos esforços da China para modernizar a frota nacional, investindo em eletrificação, conectividade e exportações para mercados emergentes. Conheça a seguir os destaques dessas empresas.
FAW Jiefang
A FAW Jiefang, subsidiária do grupo estatal FAW, é reconhecida como a principal fabricante de caminhões pesados da China. Com sede em Changchun, província de Jilin, a empresa produz desde modelos leves, como o J6F, até pesados de última geração, como o J7 Pioneer Edition. Esse último, inclusive, conquistou recentemente o prêmio "Chinese Truck of the Year 2025".

Além de liderar o mercado chinês, a FAW Jiefang tem expandido sua presença internacional. Em 2024, exportou mais 50.000 veículos, estabelecendo um novo recorde de vendas no exterior. Atualmente, a empresa opera em mais de 40 países na Ásia, Oriente Médio e África.
Dongfeng
Fundada em 1969 em Wuhan, na província de Hubei, a Dongfeng Motor Corporation atua em diversos segmentos, incluindo a produção de caminhões leves, médios e pesados, bem como de veículos de passageiros e ônibus. Além disso, a fabricante é conhecida por suas parcerias estratégicas com montadoras estrangeiras, como Nissan, Honda e Peugeot-Citroën.

No segmento de caminhões pesados, a Dongfeng oferece uma variada oferta de modelos, como a série Kinland e a linha Tianlong, para aplicações como logística de longa distância e transporte de cargas especiais. Ademais, a empresa também investe em caminhões elétricos e movidos a hidrogênio.
Sinotruck
A Sinotruk, fundada em 1956, é uma das pioneiras na indústria de caminhões pesados da China. Inicialmente, a empresa foi responsável pela produção de caminhões militares e utilitários pesados, mas com o passar das décadas, expandiu suas operações para atender à demanda do mercado civil. Com o apoio do governo chinês, a fabricante se modernizou e passou a oferecer uma linha diversificada de veículos.

Atualmente, a Sinotruk é conhecida por suas linhas de caminhões de alta performance, como a série HOWO, que abrange veículos para diversas aplicações. Além disso, a montadora também oferece caminhões de médio porte e modelos especializados.
Nos últimos anos, a Sinotruk tem se concentrado no desenvolvimento de tecnologias mais limpas e sustentáveis, com o lançamento de caminhões movidos a energia elétrica e gás natural. A marca também tem investido em conectividade e automação, desenvolvendo caminhões mais inteligentes e com maior eficiência operacional.
Shacman
A Shacman, controlada pelo grupo estatal Shaanxi Automobile Holding Group, tem origem na cidade de Xi’an, onde começou a operar em 1968 como fornecedora de veículos militares. Sua trajetória no setor de caminhões pesados começou com o modelo SX250, desenvolvido para o exército chinês. Com o tempo, a empresa ampliou sua atuação para o mercado civil e ganhou impulso com a adoção de tecnologias da austríaca Steyr nos anos 1980.

Hoje focada em caminhões pesados e semipesados, a Shacman desenvolveu modelos voltados a aplicações diversas. A linha X3000, por exemplo, é utilizada no transporte rodoviário. Já os modelos da linha F3000 são populares em tarefas severas, enquanto a série L3000 atende a segmentos urbanos e de distribuição regional.
Recentemente, a Shacman, a exemplo dos outros grandes nomes do setor da China, passou a investir em veículos movidos a energias alternativas. Ao mesmo tempo, expandiu sua atuação para mercados internacionais com a instalação de unidades de montagem em países como a Argélia, onde se tornou a primeira fabricante de caminhões pesados com produção local.