Notícias

Como alugar caminhão usado com segurança

Programa Sempre Novo, da Vamos, oferece opções como caminhões, equipamentos e máquinas seminovos por meio de locação

Redação

24 de out, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Vamos, locação caminhão seminovo
Vamos, locação caminhão seminovo
Crédito:Vamos/Divulgação
Vamos, locação caminhão seminovo

Com juros altos e o crédito cada vez mais restrito, a locação de caminhão tem se consolidado como uma solução para transportadoras e frotistas que desejam expandir ou renovar suas frotas. E, para reduzir ainda mais os custos, uma boa opção são caminhões usados. Assim, o Sempre Novo da Vamos, serviço do grupo focado em veículos de segunda mão, como caminhões, máquinas e equipamentos, promete oferecer produtos revisados, com procedência garantida e contratos flexíveis a partir de 24 meses.

Segundo a empresa, essa modalidade vem crescendo dentro do portfólio e já responde por uma parcela relevante da operação de locação. Apenas no terceiro trimestre de 2025, a demanda pelo Sempre Novo aumentou 23,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Seja como for, a companhia não revela a participação dos usados no total de sua operação.

Planejamento e segurança são essenciais para alugar um caminhão seminovo

De acordo com a Vamos, o primeiro passo para uma locação eficiente de um caminhão seminovo é definir as necessidades da operação. “Escolher o modelo certo é fundamental, seja para transporte pesado, urbano ou regional. Cada aplicação exige um tipo de caminhão e configuração diferente”, diz o CEO da Vamos, Gustavo Couto.

Além disso, é essencial verificar a procedência e o histórico de manutenção. Nesse sentido, os caminhões da Vamos passam por revisões rigorosas diretamente por meio da rede das montadoras parceiras. Assim, assegura confiabilidade e alta disponibilidade dos veículos.

“Mais do que alugar caminhão, entregamos segurança e previsibilidade. Permitindo que nossos clientes mantenham o foco em seu core business”, afirma Couto.


Redução de custos e previsibilidade financeira

Outro ponto relevante é avaliar os custos e benefícios de cada contrato. A locação de seminovos, segundo a Vamos, pode gerar redução de até 30% nos custos operacionais em comparação à frota própria. Isso porque o modelo inclui manutenção preventiva e corretiva, documentação, gestão de multas e telemetria em 100% dos ativos.

Por outro lado, contratos de médio e longo prazo oferecem condições mais competitivas e personalizadas. Dessa forma, garante previsibilidade financeira e liberação de capital para investimentos estratégicos.

Flexibilidade e suporte nacional fazem diferença

Ademais, a Vamos oferece suporte técnico em todo o Brasil. E a frota é constantemente renovada, o que se traduz em mais produtividade e menos paradas. Além disso, os veículos do programa têm idade média inferior a 5 anos e baixa quilometragem. O que assegura performance e segurança durante todo o contrato.

A locadora reforça ainda que a flexibilidade é um diferencial competitivo. O cliente pode definir o prazo ideal de uso, evitando custos desnecessários e garantindo previsibilidade orçamentária.

Locação que combina eficiência e sustentabilidade

Ao reunir inovação, economia e confiabilidade, o programa Sempre Novo reflete uma mudança de mentalidade no transporte. “A Vamos propõe uma nova forma de pensar a gestão de frotas, substituindo o conceito de posse pela ideia de acesso”, explica Gustavo Couto.


Com um crescimento médio anual de receita de 58% desde 2021, a empresa reforça sua liderança no setor. Por isso, aposta no aluguel de seminovos como um dos vetores de expansão nos próximos anos.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião