A Ford Transit vem ganhando tração como um dos veículos comerciais mais customizados do País. Isso tem a ver com a estratégia da fabricante com a Ford Pro, divisão focada em soluções personalizadas para clientes de frotas, empreendedores e órgãos públicos.
- VEJA MAIS:
- Com juros altos, transportadores adiam compra de caminhões; veja alternativas
- Abastecer caminhão Scania S 770 V8 no Brasil pode custar quase quatro salários mínimos
- Volkswagen Caminhões aposta nos serviços para enfrentar desafios dos extrapesados
Transit vai de van de passageiros à ambulância
Nesse sentido, hoje, cerca de 40% a 50% dos veículos comerciais da Ford saem da fábrica com algum tipo de transformação. O que pode variar de pequenas adaptações internas até projetos complexos. Entre eles ambulâncias, veículos escolares e patrulhas policiais.
Conforme o gerente de desenvolvimento do produto Ford América do Sul, Daniel Santos, esse movimento reflete a estratégia da marca. Ou seja, de entender às atuas necessidades e tendências do mercado ao ouvir o cliente. E atender as demandas específicas de cada segmento.
“A voz do cliente guia todo o processo. Desde adaptações simples, como instalação de suportes para equipamentos, até projetos mais elaborados. Tudo é pensado para otimizar a operação de quem compra e garantir segurança e qualidade”, diz Santos.
Dessa forma, a Ford Pro nasceu justamente para estruturar e qualificar esse ecossistema de transformações. Para isso, a marca desenvolveu parceria com transformadores certificados que seguem rígidos padrões de qualidade e segurança e as especificidades da fabricante.
Ao total, são 40 modificadores, sendo até o final deste ano, 23 homologados pela montadora, auditados regularmente e certificados pela própria Ford. Assim, garantindo que cada alteração siga as exigências técnicas e preserve a garantia de fábrica.
Isso permite que ambulâncias, carros de polícia, veículos escolares e vans de transporte sejam adaptados de maneira eficiente. Mantendo a segurança estrutural e o desempenho original do veículo.
Inovação digital no processo de transformação
Todavia, um dos diferenciais do programa é o uso de ferramentas digitais no desenvolvimento das transformações. Antes mesmo de o veículo ser modificado fisicamente, o projeto é simulado em ambiente virtual, permitindo visualizar o resultado final, realizar ajustes e garantir que tudo esteja de acordo com as normas de segurança e as expectativas do cliente.
“Tudo o que vocês veem pronto aqui, a gente viu no digital antes. Isso garante precisão e eficiência no processo, além de reduzir riscos e retrabalho”, explica Daniel Santos.

Seja coo for, o mercado de veículos transformados no Brasil é amplo e diversificado. Além dos grandes volumes vendidos para frotas públicas e empresas de logística, existe um crescente segmento de pequenos empreendedores que utilizam veículos como a Transit para negócios itinerantes. Exemplos incluem food trucks, hortifrútis móveis, câmaras frigoríficas para venda de carnes em condomínios e até cabeleireiros sobre rodas.
A flexibilidade da Transit permite que o veículo seja customizado de acordo com a necessidade de cada cliente. Ou seja, oferecendo desde configurações para transporte escolar — com bancos e itens de segurança específicos para crianças — até vans executivas, veículos para turismo e soluções para o setor de saúde.
Compromisso social e parcerias de Impacto

Além do foco comercial, a Ford também utiliza o potencial de transformação da Transit em projetos sociais. Um exemplo citado durante é a parceria com o projeto Gerando Falcões, que utiliza veículos adaptados para transportar produtos feitos por mulheres de comunidades de baixa renda, oferecendo suporte para geração de renda e inclusão social.
O futuro das transformações automotivas
O mercado brasileiro de veículos transformados tende a crescer, segundo o gerente da Ford. Sobretudo, impulsionado por demandas de personalização, empreendedorismo e soluções logísticas mais eficientes.
Por isso, novas tecnologias e processos digitais seguem sendo incorporados. Antecipando tendências e garantindo que o cliente tenha acesso a soluções sob medida.