A Comgás instalou garagens de abastecimento de gás natural veicular (GNV) nas bases de três empresas em São Paulo (SP): Ypê, Nelcar e Grupo SADA. Essas estruturas são como postos internos nos centros logísticos e permitem que caminhões reabasteçam diretamente no local. De acordo com a companhia de gás, essa prática reduz os custos e melhora a eficiência das operação de veículos movidos a GNV.
- VEJA MAIS:
- Renault testa versão de carga do compacto elétrico Kwid E-Tech no Brasil
- Frota brasileira passa de 123 milhões de veículos; caminhões e ônibus são 4% do total
- Sindicato dos cegonheiros poda árvores em 3.400 km de rodovias do Brasil
A abertura das novas garagens foi o primeiro grande movimento da Comgás em 2024. No ano passado, a empresa assinou seis contratos de fornecimento de gás com transportadoras e indústrias. Além disso, no mesmo período, a empresa inaugurou 10 postos de alta vazão no Estado de São Paulo, onde o governo isenta veículos a GNV do pagamento do IPVA.
Novas parcerias estratégicas da Comgás
Ypê amplia frota de caminhões a gás
Uma das maiores fabricantes de produtos de limpeza e cuidados pessoais do Brasil, a Ypê firmou um contrato de seis anos com a Comgás para operar três ramais de GNV, com um volume total de 10,65 milhões de metros cúbicos. Ademais, a empresa, localizada em Amparo (SP), planeja expandir sua frota para 42 caminhões movidos exclusivamente a GNV até 2028.
Publicidade
Nelcar aposta na expansão da frota sustentável
A Nelcar, especializada no transporte rodoviário de contêineres no Porto de Santos, vem investindo na adoção de GNV como alternativa ao diesel. A empresa montou dois postos de alta vazão da Comgás na base portuária. Além disso, a transportadora planeja incorporar 20 caminhões a gás até o fim de 2025. Dessa forma, a companhia deve alcançar um consumo de 140.000 metros cúbicos do combustível.
Grupo SADA acelera transição energética
Por fim, o Grupo SADA, do setor de logística e transporte de veículos zero quilômetro, também anunciou avanços na substituição de veículos a diesel por caminhões movidos a gás. Até o fim do primeiro trimestre de 2025, a frota da empresa contará com 31 caminhões a GNV.