No primeiro bimestre deste ano, a venda de caminhões de segunda mão aumentou 15% na SVD Seminovos, quando se compara com o mesmo período em 2024. Do mesmo modo, os negócios realizados entre janeiro e fevereiro de 2025 foram também 15% melhores em relação ao último trimestre do ano passado.
Para o diretor da SVD Seminovos, Cristiano Tadielo, claramente isso tem relação com a alta dos juros, bem como o aumento no preço dos caminhões 0-km. Nesse sentido, para efeito de comparação, o caminhão pesado novo chega a custar até 20% mais caro em relação a um modelo com apenas um ano de uso.
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Os caminhões pesados da SVD Seminovos, na grande maioria, têm idade média de um ano e meio. São veículos usados pela SVD Transportes, uma das maiores transportadoras de caminhões, ônibus e equipamentos agrícolas 0-km.
Assim, o Grupo SVD tem como estratégia revender os caminhões com quilometragem baixa e com pouco tempo de uso para garantir qualidade e procedência na hora da revenda. Mas também reduzir o custo de manutenção. Afinal, a SVD Transportes costuma repassar os caminhões para a sua divisão de seminovos, tão logo eles saiam da garantia.
Frotista de pequeno e médio porte ampliam a frota com seminovo

De olho nisso, o empresário, sobretudo o de pequeno e médio porte, busca na SVD Seminovos uma alternativa para ampliar a frota com modelos usados. Mas com baixa quilometragem.
Seja como for, segundo Tadielo, nestes primeiros dois meses do ano a maior busca foi por caminhões pesados 6x4 e implementos rodoviários do tipo rodotrem de 9 eixos. Ou seja, o que leva a crer que os empresários estão se preparando para a safra de grãos de 2025 que promete ser recorde, com algo em torno de 322 t. Portanto, o setor vai precisar de caminhões para transportar esses grãos.
“Todavia, a soma do preço do caminhão 0-km mais dos juros de financiamento está tornando impraticável a aquisição de um bem novo. Por isso, as empresas estão nos procurando com mais frequência do que nos anos anteriores. E a maioria quer comprar para ampliar a frota, tanto de caminhões como de implementos”, explica o diretor da SVD Seminovos.
Outro segmento que está aquecido na revendedora é o de caminhões leves. Sobretudo modelos destinados à distribuição urbana com foco no comércio eletrônico.
Opções de compra
Seja como for, 55% das vendas de seminovos na SVD são feitas por meio do CDC, outros 20% com pagamento à vista e 15% com cartão de crédito. Geralmente neste caso, o cliente dá um valor de entrada e parcela o restante no cartão.
Mas 10% restante da venda ocorre por meio do consórcio. A SVD Seminovos adquire o bem, dá um lance mais alto para contemplar. E repassa a cota ao cliente.
“O cliente dá a entrada referente ao que já pagamos e leva o veículo na hora. Além disso, paga uma parcela bem inferior em relação ao CDC porque pode parcelar até 100 meses”, explica Tadielo.
Dessa forma, o diretor da SVD Seminovos informa que o mercado este ano deve permanecer pujante para a compra de caminhão usado. Por isso, a companhia projeta um crescimento em torno de 20% nas vendas.
Para atender o mercado, a companhia ampliou o time de vendas e sua expansão pelo País. Nesse sentido, atualmente, a SVD tem lojas em Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava, PR. Mas deve abrir outras filiais pelo País.