A Farizon, fabricante chinesa de veículos comerciais 100% elétricos, acaba de desembarcar no Brasil. A estreia aconteceu durante o Eletrocar Show 2025, realizado em São Paulo (SP), onde a marca apresentou sua primeira linha de vans e um caminhão leve voltados ao mercado nacional. A operação é representada pelo Grupo Timber, de Curitiba (PR), que distribuirá os modelos.
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Parte do conglomerado chinês Geely Holding Group, a Farizon chega respaldada por um dos maiores grupos automotivos do mundo. Atualmente, o portfólio da Geely inclui marcas de prestígio como Volvo Cars, Zeekr, Lotus Cars e Smart, além de iniciativas de mobilidade e tecnologia em diversas áreas. Além disso, a Farizon foi a primeira fabricante da China dedicada exclusivamente à produção de veículos comerciais elétricos. A empresa está em atividade desde 2024.
Os modelos apresentados pela Farizon na feira incluem a van V6E, a multifuncional SuperVAN e o caminhão leve H9E. De acordo com o fabricante, os veículos oferecem soluções para empresas que atuam com entregas urbanas, transporte técnico e logística de última milha.

Farizon aposta em design atraente e funcionalidade
Um veículo de trabalho não precisa ter um desenho bonito ou contar com soluções estéticas ousadas. Nesse contexto, o importante é oferecer funcionalidade. A Farizon, por outro lado, desenvolve modelos comerciais com design interessante. “O usuário está sempre no centro das atenções nos produtos da Farizon. Isso inclui criar um veículo com design atraente e funcional”, afirmou Shawn Liu, vice-presidente da Farizon International, ao Estradão.
A parte frontal da van V6E, por exemplo, lembra um rosto feliz. Conforme dados da marca, o veículo mede 4.845 mm de comprimento, 1.730 mm de largura e 1.985 mm de altura. A distância entre eixos é de 3.100 mm.

De acordo a Farizon, o compartimento traseiro acomoda até 6 m³ de volume útil e suporta 1.150 kg de carga. Além disso, a van conta com porta lateral corrediça e portas traseiras bipartidas, com aberturas de 180° e 270°. A cabine da V6E traz painel de instrumentos digital e uma central multimídia posicionada ao centro. Os bancos são revestidos em couro e o console tem porta-objetos por toda a sua extensão.
O motor elétrico da V6E gera 136 cv de potência. A tração é traseira e o veículo tem velocidade máxima limitada em 110 km/h. Segundo a Farizon, a bateria da van tem capacidade de 81 kWh, que proporciona uma autonomia de até 285 quilômetros no ciclo urbano (índice WLTC). A recarga rápida via corrente contínua (DC) permite recuperar de 10% a 80% da energia em cerca de 30 minutos. A carga completa em rede AC é feita em cerca de seis horas.

SuperVAN troca pilar estrutural por porta lateral maior
Outro produto apresentado pela Farizon, a SuperVAN é um utilitário com soluções diferenciadas de design. Uma delas é a ausência do pilar B no lado direito da estrutura, que permite uma ampla abertura lateral. “A parte lateral do veículo fica totalmente aberta. Facilita, por exemplo, o embarque e desembarque de mercadorias que tem um volume maior”, contou Fernando Ávila, especialista de produto do Grupo Timber.
De acordo com o fabricante, esse recurso amplia a usabilidade do veículo, que pode ter aplicações como ambulâncias, food trucks, serviços técnicos, transporte de mercadorias, entre outras. Além disso, a SuperVAN será oferecida no Brasil em versões com compartimentos de 8 m³ ou 11 m³ .

A versão com volume útil de 8 m³ comporta 1.265 kg de carga. Conforme dados da marca, o veículo mede 4,99 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 2,18 metros de altura. Já a SuperVAN de 11m³ tem 5,49 metros de comprimento, a mesma largura do modelo de entrada, 2,50 metros de altura e capacidade de carga de 1.170 kg. Ambos têm peso bruto total de 3.500 kg.
As duas variantes têm motor elétrico de 231 cv, tração traseira e baterias de 82,8 kWh. Segundo a Farizon, o utilitário tem alcance de até 300 quilômetros (no ciclo Inmetro) e velocidade máxima de 135 km/h. O sistema de recarga é compatível com estações AC de 11 kW e DC de até 120 kW.

Ademais, a van de grande porte da Farizon ainda traz um pacote de tecnologias de segurança, conforto e conectividade. Possui, por exemplo, sistema ADAS, incluindo recursos como controle de cruzeiro adaptativo e câmera 360°, além de central multimídia e bancos em couro.
Caminhão leve H9E chega em versões de 6 e 8 toneladas
A Farizon confirmou a chegada do caminhão leve H9E ao Brasil, mesmo sem apresentá-lo no evento em São Paulo. O modelo elétrico, com motor de 190 cv de potência e 42,3 mkgf de torque, será oferecido em duas versões. A primeira opção, com PBT de 6 toneladas, tem dimensões de um Veículo Urbano de Carga (VUC): 5,99 metros de comprimento, 2,35 metros de largura e 3,30 metros de altura. De acordo com o fabricante, o modelo pode receber implementos com até 21 m3 de capacidade volumétrica.

A outra versão do H9E atende demandas de maior porte. Conforme dados da Farizon, essa variantetem PBT de 8 toneladas e 7,99 metros de comprimento. Ainda segundo empresa, o veículo oferece até 31 m3 de volume de carga.
Entre os recursos de segurança e conforto, o H9E incorpora frenagem eletrônica com Auto Hold, assistentes de condução, bem como painel digital e central multimídia com conectividade. Outro destaque é o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que permite ao caminhão alimentar equipamentos elétricos externos. O veículo com tração traseira tem autonomia de 324 quilômetros (ciclo WLTC).

Vendas começam em setembro
O início das vendas dos veículos da Farizon no Brasil está programado para setembro deste ano, junto com a inauguração da primeira concessionária da marca no País, em Curitiba (PR). No entanto, a empresa ainda não divulgou os valores dos modelos.
O Grupo Timber também oferecerá as vans e o caminhão leve do parceiro chinês em seus próprios pontos de venda. A empresa, que atua nos setores de máquinas agrícolas e de serviço, distribuirá inicialmente os produtos da Farizon em sete revendas localizadas nas regiões Sul e Sudeste.
A empresa também planeja abrir uma concessionária exclusiva da Farizon em São Paulo. “É o maior mercado do Brasil. Estamos em contato com um parceiro e vamos ter um ponto de vendas em São Paulo”, revelou Fernando Scotti, presidente do Grupo Rodoparaná, controlador do Grupo Timber.
Toda a linha Farizon oferece garantia de seis anos para o sistema de baterias e três anos para o veículo completo. Além disso, a SuperVAN e o caminhão H9E possuem planos de revisões a cada 30 mil quilômetros, com valores tabelados. Já o modelo V6E tem manutenção programada a cada 10 mil km, também com preços fixos.