Notícias

Com engenharia brasileira, Cummins apresenta novo eixo para caminhões usados na mineração

Novo eixo MT 38-610 tem capacidade para 38 toneladas e foi desenvolvido para aplicações fora de estrada

Thiago Vinholes

01 de ago, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

eixo, Cummins,
Novo eixo tandem MT 38-610 da Cummins é projetado para caminhões que atuam em aplicações severas de mineração
Crédito:Cummins/Divulgação

A Cummins anunciou o lançamento do novo eixo tandem MT 38-610, desenvolvido para aplicações severas em mineração. O modelo possui capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto de eixo e permite composições com até 150 toneladas de Peso Bruto Combinado (PBC). O produto é destinado a caminhões pesados fora de estrada com tração 8x4.

De acordo com a empresa, o desenvolvimento do eixo envolveu a equipe de engenharia da unidade brasileira, com apoio técnico de outras subsidiárias. Ainda segundo a Cummins, o projeto atende exigências operacionais de transporte de materiais pesados em ambientes sem pavimentação e com alto nível de desgaste mecânico.

Novo eixo utiliza componentes produzidos no Brasil

O eixo MT 38-610 incorpora soluções já aplicadas em veículos agrícolas e florestais, como a redução nos cubos, e acrescenta novos elementos para aumentar a resistência. Entre as mudanças, está a inclusão de cinco planetárias por cubo de roda, Segundo a Cummins, essa configuração melhora a distribuição de torque e reduz o esforço em cada engrenagem.

Além disso, a empresa realizou mais de 80% dos testes de validação do novo eixo no Brasil, na unidade de Osasco (SP). Os centros de ensaio da Cummins nos Estados Unidos executaram o restante das provas. A Cummins produzirá o MT 38-610 na mesma planta no estado de São Paulo, utilizando a linha de montagem de eixos já existente.

A empresa informou que a fabricação envolve um alto índice de nacionalização. Componentes como carcaças, tambores de freio, câmara, bem como suportes serão fornecidos por fabricantes brasileiros.


Novo sistema de fixação e três relações de redução

O novo eixo da Cummins introduz um novo conceito de fixação entre a carcaça e o cubo de rodas. Em vez da tradicional união por pinos e prensagem, a estrutura agora utiliza parafusos que conectam diretamente o cubo à carcaça e ao freio. A empresa explica que essa solução, inspirada em práticas internacionais, aumenta a rigidez do conjunto e permite adaptações conforme a aplicação do veículo.

A Cummins projetou o MT 38-610 para operar com três relações de redução diferentes: 5.41, 6.18 e 7.21. De acordo com a empresa, essas opções ampliam a versatilidade do eixo e permite seu uso em diferentes configurações veiculares e condições operacionais.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião