A CNH Industrial anunciou acordo estratégico com Nikola Corporation para desenvolvimento e industrialização de caminhões movidos a células de combustível a hidrogênio e baterias.
Na parceria, o conglomerado das marcas Iveco, FPT, Case e New Holand investirá US$ 250 milhões, dos quais US$ 100 milhões em dinheiro e US$ 150 milhões em serviços, como desenvolvimento de produtos, engenharia de fabricação e assistência técnica, além do fornecimento de certos componentes-chave para acelerar o cronograma de produção dos caminhões Nikola ONE, TWO e TRE, os dois primeiros para a América do Norte e, o terceiro, para a Europa.
Por sua vez, a Nikola estima levantar US$ 1 bilhão com a oferta de ações, concedendo aproximadamente 25% de propriedade a novos investidores e parceiros de negócios, incluindo a CNH Industrial.
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Os caminhões pesados da Nikola movidos a células de combustível e bateria serão os primeiros a serem produzidos a partir do acordo, no qual Iveco e FPT contribuirão com engenharia e processo de manufatura.
Também o modelo de negócio será diferente em relação ao que o transportador está acostumado. A empresa prevê uma taxa de aluguel, o que inclui custos de veículo, serviço, manutenção e combustível, “fornecendo segurança total a longo prazo do custo total de propriedade, igual ou abaixo dos custos do diesel”, de acordo com comunicado.
A CNH Industrial acredita que a tecnologias de células de combustível é um passo adiante para os motores movidos a gás natural liquefeito, pois pode se beneficiar da rede de abastecimento já existente, o que permite produção local de hidrogênio. Nas últimas duas décadas, a FPT, fabricante de motores do grupo, soma produção de mais de 50 mil motores movidos a gás natural. Na Europa, em torno de 28 mil caminhões e ônibus Iveco são acionados a gás, o que faz dela líder no continente.