Em cooperação com a Mercedes-Benz Trucks, o famoso Technik Museum Speyer, na Alemanha, abre uma exposição dedicada aos veículos comerciais da marca. Intitulada “Lendas sobre Rodas – pioneirismo, inovação, tradição”, a mostra conta com diversos veículos antigos. Sendo 18 deles clássicos da marca da estrela de três pontas. A mostra ocorre até dia 5 de março de 2026.
Assim, dos raros aos mais modernos veículos, a exposição traz à memória alguns dos caminhões produzidos pela fabricante. Assim, expondo modelos fabricados de 1899 a 2024.
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Uma passagem pelas primeiras memórias da Mercedes-Benz
Na Europa, especialmente na Alemanha, o desenvolvimento do transporte rodoviário de carga está intimamente ligado às invenções de Gottlieb Daimler e Carl Benz no final do século XIX. E na exposição um pouco dessa trajetória é contada.
Como, por exemplo, quando em 1896, ambos lançaram de forma independente seus primeiros caminhões movidos a gasolina. Sendo o primeiro modelo feito pela Daimler-Motoren-Gesellschaft Cannstatt.
Seja como for, além dos caminhões, os visitantes vão encontrar outros feitos da marca produzidos até hoje. Como eixos, motores diesel e elétrico e transmissões.
Um salão cheio de estrelas
“É a primeira exposição que mostra toda a gama que compõe a história de veículos comerciais da Mercedes-Benz Trucks. E ela está acontecendo fora das fábricas e do Museu Mercedes-Benz”, afirma o head da Mercedes-Benz Trucks Classic, Bernd Hufendiek.
Desde que as divisões de caminhões e automóveis foram separadas em 2021, Hufendiek é responsável por todos os materiais de arquivo, bem como 130 caminhões e ônibus antigos da marca. Dos quais 18 estão em Speyer.
Seja como for, a exposição se divide por temas. Como por exemplo os populares Unimog e MB trac, chamados de “cavalos de batalha”. E dentro dessa temática, suas histórias são contadas por ordem cronológica.
Além disso, ao chegar na exposição, o visitante se depara com o primeiro caminhão Daimler com motor a gasolina de dois cilindros e 4 cv a ser vendido. E lógico, com a história do modelo. Ele pertenceu ao sistema hidráulico de Stuttgart, em 1899. E que 24 anos mais tarde o fabricante o pegou de volta.
“Durante todo o ano da exposição, o caminhão vai passar por restauração. Assim, queremos mostrar ao público todas as etapas de uma reforma de um veículo. Mas mais do que isso, fazê-lo sair do museu rodando. Dessa forma, sendo o caminhão mais antigo do mundo a rodar como se estivesse em condições normais de uso”, diz Hufendiek.
Os caminhões fruto da fusão Daimler e Benz, em 1929, também integram a exposição. Além do Mercedes-Benz L 1500 S pintado de cinza areia, construído em 1943 para o corpo de bombeiros alemão. E usado como veículo de combate a incêndios leves. Uma outra unidade de combate também traz a memória a trágica 2ª Guerra Mundial.
Os caminhões fruto do milagre econômico alemão
A reconstrução e o milagre econômico da Alemanha Ocidental são representados pelo segundo protótipo do Unimog, construído em 1946. E posteriormente modernizado com um motor a diesel.
A lista ainda conta com modelos que se destacaram no mercado brasileiro, como o 1635 S de cabine avançada. O modelo estreou na Alemanha em 1989. Mas por aqui rodou até o final dos anos 2000.
Do mesmo modo, está exposto o icônico Future Truck 2025, modelo apresentado no IAA Transportation em 2014. Trata-se do primeiro caminhão autônomo do mundo. Além dele, veículos mais novos dessa exposição são o Mercedes-Benz Actros L 1848 LS e o irmão elétrico a bateria eActros 600.
Seja como for, certamente essa exposição é um deleite para a comunidade de fãs de veículos comerciais. Em especial, os modelos da Mercedes-Benz. E quem quiser visitar o museu que fica em Speyer, na Alemanha, vai ter que desembolsar 23 euros pelo ingresso. Cerca de R$ 144.