A Daimler Truck North America (DTNA) anunciou o lançamento do motor a gás natural Cummins X15N para o Freightliner Cascadia de quinta geração. A fabricante já havia oferecido versões anteriores do caminhão com motor a gás, como o Cummins Westport ISX12 G, lançado em 2013. O novo modelo, no entanto, traz avanços importantes com ganhos de potência e torque.
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O X15N é o primeiro motor de 15 litros movido a gás disponível para caminhões rodoviários pesados na América do Norte. Ele é baseado na nova plataforma HELM da Cummins, que foi desenvolvida para operar com diferentes combustíveis — como diesel, hidrogênio e gás.
De acordo com a DTNA, o X15N entrega até 10% mais eficiência energética em comparação com o modelo de 12 litros anterior da própria Cummins. Além disso, o motor possui certificação de 50 mg de NOx e estará disponível para o Cascadia com 3,26 metros de distância entre-eixos, com cabine simples ou leito.
Freightliner Cascadia com motor X15N estreará neste ano
A DTNA começará a produzir o Freightliner Cascadia com o motor X15N no segundo semestre deste ano. A empresa já abriu os pedidos. Como alternativa, os clientes podem solicitar o caminhão com preparações específicas no chassi para instalar tanques de gás comprimido (GNC), tanto na traseira da cabine quanto ao longo do chassi, e assim ampliar a autonomia.

“Temos orgulho de incluir este motor como uma opção de trem de força para o Freightliner Cascadia de quinta geração, atendendo às necessidades de nossos clientes de gás natural atuais e novos com uma solução confiável e sustentável para suas crescentes demandas”, afirmou Greg Treinen, vice-presidente de desenvolvimento do mercado rodoviário da DTNA.
Conforme o fabricante de de motores, o X15N a gás pode atrair compradores que ainda não utilizam esse tipo de combustível. “O X15N abre o gás natural para uma nova base de clientes, e muitos clientes já existentes estão aproveitando a potência e o torque adicionais disponíveis no novo motor de grande porte”, disse Lyndon Jones, vice-presidente de vendas e suporte ao cliente da Cummins na América do Norte.
A Cummins projetou o novo motor a gás especificamente para aplicações pesadas e rodoviárias, com potência entre 400 e 500 cv e torque de 200,5 a 255,8 mkgf.