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Chinesa XCMG lança caminhão elétrico trucado com baú lonado

O caminhão chinês é um chassi rígido 8x4 com 29 toneladas de PBT; lançamento da XCMG promete acelerar venda do modelo no País

Aline Feltrin

26 de dez, 2023 · 5 minutos de leitura.

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caminhão chinês
Entre os benefícios esperados com conjunto caminhão e carroceria, está a contribuição para a redução do custo operacional do veículo
Crédito:Divulgação| XCMG

A montadora chinesa XCMG deu um novo no mercado de caminhões elétricos no Brasil. Para lançar seu modelo E7-29R 8x4 com 29 toneladas de peso bruto total (PBT) nas rodovias do País, a montadora fechou parceria com a fabricante de implementos 4Truck. Assim, o caminhão da marca será equipado com um baú lonado (sider). Assim, este é o primeiro caminhão trucado elétrico que a implementadora equipa no mercado nacional.

Entre os benefícios esperados está o conjunto caminhão e carroceria, que contribuí para a redução do custo operacional do veículo. Conforme a 4Truck, o custo por quilômetro rodado do caminhão elétrico será cerca de 60% mais barato na comparação com um movido a diesel.

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E7-29R 8x4 com baú lonado. Divulgação | 4truck

O modelo XCMG E7-29R tem autonomia de até 150 quilômetros com a carga completa. E atinge uma velocidade máxima de 80 km/h.  Com potência de 282 cv e bateria de 282 kWh, utiliza um sistema elétrico de dois fios e controle negativo como fonte de energia. Assim, o tempo necessário para uma recarga completa do veículo é de aproximadamente 1 hora.

Produção local de caminhões elétricos

Conforme contamos aqui no Estradão, A XCMG pretende iniciar a produção local de caminhões em até dois anos. Para isso, começará o processo de nacionalização de cabine e chassi. Além disso, não descarta usar eixos de fornecedores locais, mesmo sendo fabricante do próprio eixo na China. Por outro lado, a XCMG vai trazer da China sistemas como baterias e inversores, além do trem de força elétrico. Afinal, os componentes são de produção da marca.


XCMG terá dois modelos importados

Além do E7-29 R, a XCMG também vai importar da China outro modelo da linha E7. Trata-se do E7-49T, um cavalo-mecânico 6x4 com PBTC de 49 toneladas e motor elétrico que desenvolve potência de 482 cv e torque máximo de robustos 204,1 mkgf. O propulsor trabalha com um câmbio automatizado de quatro marchas. A marca havia calculado que pretende vender, até o fim deste ano, cerca de 500 unidades dos dois caminhões por aqui.

E7-49T, um cavalo-mecânico 6x4 com PBTC de 49 toneladas. Divulgação| XCMG

Estruturada no País desde 2014

Seja como for, a XCMG tem fábrica em Pouso Alegre (MG) desde 2014. O local ocupa uma área total de 805 mil m² com capacidade de produção anual de 10 mil veículos. Ademais, emprega cerca de 1 mil colaboradores. A unidade, aliás, recebeu investimento recente de U$S 500 milhões.


Nesse sentido, a fabricante, que hoje conta com 45 concessionários, projeta dobrar a rede nos próximos três anos. Além disso, a estrutura atual está preparada para atender os clientes dos caminhões lançados. Bem como a oferta de veículos da linha amarela e construção pesadas. Vale lembrar que a XCMG atua na oferta de veículos para atender o segmento de mineração, construção geral e pesada, içamentos e carregamento. Além de elevação e perfuração, entre outros.

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