O mercado para caminhões elétricos pesados na China foi bastante representativo em 2024. Ou seja, nos primeiros doze meses de 2024 os fabricantes venderam 77,1 mil unidades com tecnologia a bateria naquele mercado, segundo dados do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT).
Além disso, foram emplacados mais 4,4 mil caminhões pesadoscom tração elétrica a hidrogênio. Dessa forma, na soma o país consumiu um total de 81,5 mil pesados com motor elétrico.
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Assim, os caminhões pesados elétricos movidos a bateria representam 13% do mercado total. Enquanto as versões a hidrogênio fecharam o ano de 2024 representando 1%.
XCMG é a marca mais popular de caminhões pesados na China
A marca de caminhões pesados elétricos mais popular foi a XCMG. Só a fabricante vendeu sozinha 14,4 mil unidades da categoria. Em seguida, a Sany entregou 14,1 mil unidades aos clientes.
Seja como for, os dados são tão relevantes que foram objeto de análise do ICCT. Conforme a entidade, a primeira demanda chinesa por caminhões elétricos surgiu há quase uma década. Isso graças aos subsídios estatais no período 2015-2016. Todavia, com a nova onda de subsídios no ano passado, as vendas dispararam novamente.
União europeia emplacou um pouco mais de 4 mil pesados elétricos

Para efeito de comparação, as vendas de caminhões elétricos movidos a bateria da categoria pesada na União Europeia somaram 4,2 mil unidades. Essa demanda foi dezoito vezes menor do que a da mesma classe de veículos na China.
Além disso, vale ressaltar que o volume de caminhões elétricos pesados vendidos na Europa foi menor em relação à venda dos pesadosmovidos a hidrogênio vendidos na China. Mesmo porque até para os padrões europeus a tecnologia de células de hidrogênio é cara.
Todavia, a Volvo Trucks é o líder europeu no mercado de veículos elétricos pesados. E responde por 47% das vendas.
Brasil está bem longe do mercado europeu
No Brasil, a venda de caminhões é ainda pequena. No ano passado, conforme dados da Fenabrave, de janeiro a fevereiro foram vendidos 480 veículos. Trata-se de um crescimento importante, de 46,34%, em relação ao ano de 2023, que fechou com 328 emplacamentos em igual período em 2023.
Porém, na soma estão veículos de todas as categorias. Ou seja, de leves a pesados. Isso ocorre porque a falta de infraestrutura no País impacta no investimento em modelos elétricos de maior capacidade por parte do transportador.
Além disso, poucas são as marcas que oferecem modelos pesados com a tecnologia. Por ora, apenas Volvo e XCMG estão presentes nessa categoria. Porém, outras fabricantes estão chegando, como a Mercedes-Benz e a Scania que prometem colocar seus modelos em testes ainda neste ano com clientes. A Higer confirmou que nos próximos meses vai lançar seu cavalo-mecânico.