Caminhões com cabine bicuda pareciam limitados aos Estados Unidos e à Austrália. Mas, graças a um novo regulamento, a China também vai aderir ao estilo. Assim, conjuntos (trator e caminhão) com comprimento de até 18 metros poderão rodar no gigante asiático.
Isso ocorre após recente atualização do regulamento rodoviário no país. Dessa forma, as transportadoras chinesas voltaram a se interessar pelos caminhões com cabines bicudas e maiores. Por outro lado, além de atender clientes locais, os fabricantes chineses já projetam faturar duas vezes. Ou seja, além do mercado local, miram os Estados Unidos.
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Shacman mira também os Estados Unidos
Nesse sentido, a Shaanxi, dona da Shacman, exibiu o Xide-Yan 490 em evento de revendedores nos EUA. O modelo apresentado foi uma versão 4x2. Apesar de nada ainda confirmado no mercado norte-americano, na China o modelo chega ainda neste ano.
Ademais, a marca conta com uma configuração 6x4, para operações mais parrudas. Algo incomum no mercado chinês. Por isso, o modelo deve chegar para atender a um determinado nicho de transporte. Nesta versão, o volante é multifuncional e o motorista contará com multimídia completo, com entretenimento, GPS e dados sobre o caminhão.
De série, o modelo conta ainda com ar-condicionado. Além de uma lista de sistemas de assistência ao motorista. Algo exigido no mercado norte-americano, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC). No quesito conforto, há banco do motorista com suspensão a ar e geladeira. O tanque de combustível e as rodas de alumínio completam o estilo.
Ademais, o Xide-Yan 490 é alimentado por um motor Cummins, já conhecido dos americanos. Trata-se de uma versão de 12 litros que gera 490 cv de potência e 235 mkgf de torque máximo. A caixa Eaton de 12 marchas é automatizada. O caminhão chega à China no final deste ano. Apesar de se tratar de um caminhão com cabine bicuda, em termos de acabamento, o motorista tem como vantagem o piso plano. Portanto, circula com mais conforto a bordo do veículo.
JAC V5 por ora só na China
Outro caminhão que chega ao mercado chinês com cabine bicuda é o JAC V5. Disponível de início na versão 6x4, trata-se de uma variação menor em termos de capacidade do V7, modelo que já está à venda no país há alguns anos. Trata-se de um caminhão fabricado sob licença da norte-americana Navistar, empresa do Grupo Traton. E da qual fazem parte Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN. Por essa razão, talvez o modelo não vá para o mercado chinês.
O JAC V5 se destaca pela grade com formato diferente. Ou seja, com barras em forma de ferradura, algo raro em caminhões bicudos. A empresa ainda não deu detalhes sobre o interior e aguarda o lançamento no mercado asiático. Mas estima-se que o motor é da Cummins produzido na China. Dessa forma, trata-se de um propulsor de 14 litros com potência de 560 cv e torque de 270 mkgf. Para este modelo, a transmissão é ZF Traxon de 12 marchas.
Preparando o terreno
Seja como for, a eletrificação dos caminhões é um caminho sem volta. E os EUA parecem estar avançando no tema. Sobretudo no Estado da Califórnia, com políticas bem agressivas. Afinal, até 2027 a metade da frota local deve ser de caminhões elétricos. E as marcas chinesas, que dominam a tecnologia, a partir dos caminhões com cabine bicuda, tem tudo para se tornarem grandes fornecedores. O desafio agora é conquistar aquele mercado com os bicudos.