O mercado de caminhões pesados na China vive um momento histórico em 2025. Pela primeira vez, os veículos de nova energia (NEVs), que incluem modelos a bateria, a hidrogênio e híbridos plug-in, conquistaram 25% de participação nas vendas. Ou seja, isso significa que, em junho, um em cada quatro caminhões pesados vendidos no país saiu de fábrica com motor elétrico.
De acordo com o Instituto de Economia e Análise Financeira da Energia (IEEAF), os números consolidam a China como líder mundial na transição energética do transporte de carga. Assim, só em junho, foram 18.007 unidades NEV comercializadas. Em outras palavras, o maior volume da história do setor no país.
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Gás perde espaço para eletrificação

Além do recorde, outra mudança estrutural chama atenção. Os caminhões elétricos ultrapassaram, pela primeira vez, as vendas de modelos a gás natural. Durante anos, o gás foi visto como alternativa preferida ao diesel. Porém, a participação caiu para 20%, enquanto os elétricos, híbridos e a hidrogênio somaram 25%.
Dessa forma, a virada mostra que transportadores que antes apostavam no gás agora migram rapidamente para soluções elétricas. Afinal, o avanço tecnológico das baterias, a maior oferta de modelos e os incentivos governamentais criam um ambiente favorável à eletrificação.
Projeções ousadas para os próximos anos
A tendência não deve parar por aí. Ou seja, especialistas estimam que, até 2028, os caminhões elétricos poderão dominar entre 50% e 80% do mercado chinês de pesados. Se o cenário se confirmar, o diesel passará a ocupar papel secundário em um dos maiores mercados do mundo.
Assim, a China acelera a transformação energética e sinaliza ao restante do planeta que a era dos combustíveis fósseis no transporte de cargas está chegando ao fim. Para montadoras e transportadores globais, o movimento chinês é um termômetro do que pode acontecer em outros mercados nos próximos anos.