Notícias

Cavan, divisão da Foton, revela novo conceito de caminhão de zero emissão

Divisão de veículos de zero emissão da Foton Motor, Cavan revelou o caminhão conceito Beacon que pode ter motor elétrico ou a hidrogênio

Thiago Vinholes

08 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Foton Motor, Cavan, Beacon
Caminhão "verde" da Cavan tem design aerodinâmico
Crédito:Foton Motor/Divulgação

A Cavan, divisão da chinesa Foton Motor, revelou no fim de dezembro de 2024 o Beacon, um caminhão conceito com estética futurista e motorização de zero emissão. De acordo com o fabricante, o modelo utiliza uma nova plataforma para veículos pesados, que suporta um motor elétrico ou um sistema de célula de combustível a hidrogênio.

A divisão da Foton desenvolveu o Beacon para oferecer maior eficiência aerodinâmica. Dessa forma, o caminhão tem a frente inclinada, que a imprensa estatal chinesa chama de “nariz de bala”. Além disso, por ser um veículo movido exclusivamente por eletricidade, a parte frontal da carroceria não possui entradas de ar, o que também reduz a resistência ao ar.

Para reduzir ainda mais o arrasto, o Beacon se vale de maçanetas escamoteáveis nas portas e degraus nas escadas de entrada que recolhem. O caminhão da Cavan ainda conta com carenagens laterais que se estendem até as rodas traseiras, tornando-o mais aerodinâmico. Ainda nesse sentido, outra solução presente no conceito são os retrovisores com câmeras que substituem os espelhos tradicionais.


Publicidade

O interior do Beacon tem os exageros estéticos e tecnológicos típicos de veículos conceituais. Por exemplo, o painel é uma grande tela dividida em três partes, que se estende do mostrador de instrumentos até o lado oposto da cabine. Outro detalhe chamativo é o volante com a parte superior recordada, semelhante a um manche de avião.

Foton Motor, Cavan, Beacon
Caminhão ou nave espacial? Painel do Beacon é coberto por três telas - Foton Motor/Divulgação

Elétrico ou hidrogênio

Conforme divulgado pela Cavan na China, o Beacon 100% elétrico é equipado com uma bateria de 600 kWh. Ainda de acordo com o fabricante, esse conjunto proporciona uma autonomia de 500 quilômetros com um consumo de energia de pouco mais de 1 kWh por quilômetro.


A marca chinesa também propõe uma versão do caminhão com sistema de célula de combustível, com tanques de podem armazenar hidrogênio em estado líquido ou gasoso. Esse tipo de dispositivo combina hidrogênio com o oxigênio do ar em um processo eletroquímico que gera eletricidade para alimentar o motor elétrico do veículo. Segundo a Cavan, essa versão do conceito tem alcance de 1.100 quilômetros.

Foton Motor, Cavan, Beacon
A versão elétrica tem alcance de 500 km e o modelo a hidrogênio, de 1.100 km - Foton Motor/Divulgação

Em comum, as duas variantes do conceito têm tração 6x2. A Foton, no entanto, não informou se planeja lançar uma versão de produção do Beacon,


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião