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CATL testa sistema de troca ultrarrápida de bateria em veículos comerciais na China

Teste bem-sucedido da CATL com a plataforma Choco-SEB indica viabilidade técnica para adoção em larga escala de veículos comerciais elétricos

Thiago Vinholes

24 de jul, 2025 · 3 minutos de leitura.

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CATL, JAC
Estação da CATL é compatível com diversos tipos de veículos
Crédito:CATL/Divulgação

A fabricante chinesa de baterias CATL, em parceria com a montadora JAC Motors, concluiu com sucesso, na China, o primeiro teste de troca de baterias em veículos comerciais utilizando o sistema Choco-SEB. A operação levou apenas 150 segundos, tempo significativamente inferior ao exigido por uma recarga tradicional conectada à rede elétrica.

O Choco-SEB é uma estação que realiza automaticamente a troca das baterias dos veículos. De acordo com a CATL, a infraestrutura pode ser implantada em diversos corredores logístico. A empresa planeja montar mil estações em cidades chinesas neste ano, com metas de longo prazo de atingir 30 mil pontos em todo o país.

Além disso, o sistema permite que o usuário alugue as baterias em vez de comprá-las, o que reduz o preço inicial do veículo e pode diminuir em até 30% o custo total de propriedade ao longo do ciclo de uso, segundo a CATL.

Novos veículos da JAC trocam de bateria

Acompanhando o desenvolvimento do sistema de troca de baterias, a JAC anunciou na China o lançamento de três veículos comerciais compatíveis com o Choco-SEB: a van EV5 e os utilitários Kaida EX6 e o Van Balu V10. A previsão é que esses modelos cheguem ao mercado local nos próximos meses.

CATL
Novos veículos da JAC podem trocar a bateria - CATL/Divulgação

De acordo com o fabricante, o EV5 e o Kaida EX6 atualizados usam baterias de 81 kWh e atendem operações de entrega intermunicipal, cadeia fria e logística de última milha. Já o Van Balu V10 contará com bateria de 56 kWh e atenderá aplicações de transporte varejista e suprimentos de curta distância.


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