Notícias

CAOA produz mais de 90 mil Hyundai HR

Esse volume foi alcançado em 12 anos de produção da Hyundai HR. A fábrica de Anápolis (GO) foi inaugurada em 2007 para atender o crescimento da procura pelo modelo que, antes, era importado

Redação

05 de set, 2020 · 5 minutos de leitura.

Hyundai" >
Crédito:CAOA/Divulgação

A fábrica do Grupo Caoa em Anápolis, Goiás, acaba de superar a marca de mais de 90 mil Hyundai HR produzidos. O caminhão leve é feito no Brasil há 12 anos. Ao longo desse período foram feitos, em média, 7,5 mil unidades por ano. O modelo tem preço sugerido a partir de R$ 99.890 na versão chassi cabine.

A trajetória do HR no Brasil começou antes mesmo do início da produção em Anápolis. O utilitário era trazido da Coreia do Sul pela Caoa, importadora oficial da marca Hyundai no País. Esse ciclo durou dois anos. Somados o período de importação e produção, a empresa informa que foram vendidas 107 mil unidades.

Você também vai gostar de


O grupo brasileiro atribui o bom resultado de vendas justamente à parceria de 20 anos com a marca sul-coreana. A linha HR conquistou o brasileiro por oferecer vários atributos valorizados no segmento. Entre os destaques estão a capacidade de carga, de 1.800 kg.

Além disso, não é necessário que o motorista tenha habilitação profissional (categoria D) para dirigi-la. Qualquer pessoa com CNH de categoria B pode guiar o utilitário. Outra vantagem é a isenção do rodízio municipal em grandes cidades, como São Paulo. E, como tem rodado simples no eixo traseiro, o HR paga a mesma taxa de pedágio de picapes.

Hyundai HR ganhou fama nas grandes cidades

O Grupo Caoa informa também que a linha HR tem baixo índice de depreciação e, segundo a empresa, se transformou em referência no segmento. Ainda de acordo com informações da companhia, há forte e constante investimentos em tecnologia e no atendimento de pós-venda.

Os modelos produzidos em Anápolis são versáteis. Entre suas características estão a facilidade para movimentação de carga em áreas urbanas e para transitar em locais de acesso restrito. A linha HR também faz sucesso entre os produtores rurais, de acordo com a empresa.

A história do utilitário foi bem-sucedida principalmente porque atende às restrições de circulação de veículos de carga. As regras que limitam a movimentação desse tipo de modelo em grandes centros urbanos surgiram em 2005. No mesmo ano, a Caoa passou a importar a linha HR da Coreia do Sul.

Caoa produz veículos de Hyundai e Chery

Atualmente o Grupo Caoa é o maior distribuidor da marca Hyundai no Brasil. Além da linha HR, a empresa fabrica em Goiás o caminhão leve Hyundai HD80. Da linha de automóveis da marca sul-coreana, são produzidos na planta de Anápolis os SUVs ix35 e Tucson.

Na mesma unidade a empresa fabrica os SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e, mais recentemente, Tiggo 8. Esses modelos fazem parte da linha de produtos da Chery, cuja operação brasileira foi adquirida pelo Grupo Caoa em 2017. Todos esses modelos são vendidos no Brasil com a marca Caoa Chery.

Além da fábrica em Goiás, a Coa tem uma planta em Jacareí. Na unidade localizada no interior do Estado de São Paulo são feitos o Tiggo 2, o Arrizo 5 e o Arrizo 6. O SUV compacto e os dois sedãs também são da marca Caoa Chery.