Campo Grande deu um passo importante para modernizar a coleta de lixo. Ou seja, a capital do Mato Grosso do Sul deu início à operação dos três primeiros caminhões de coleta de resíduos sólidos com motor a gás natural veicular (GNV). Conforme a concessionária Solurb, responsável pela limpeza urbana, os modelos são Scania G 280 XT 4x2.
VEJA MAIS:
- Volvo projeta alta tímida da venda de caminhões no 2º semestre
- Caminhões leves: VW Delivery é líder isolado e MB Accelo 917 ganha força
- Foton projeta 100 concessionárias no Brasil até 2026 e acelera expansão
Referência em sustentabilidade urbana
Dessa forma, Campo Grande tornou-se a terceira cidade brasileira a utilizar caminhões movidos a gás natural na coleta de lixo urbano. São Paulo e Vitória também já operam com caminhões a gás da Scania nesse tipo de serviço.
Essa medida representa um avanço importante na substituição de veículos a diesel por soluções menos poluentes. Conforme o superintendente da Solurb, Elcio Terra, "os caminhões a gás representam um avanço significativo em sustentabilidade e inovação. É o nosso compromisso ambiental”, diz.
Desde 2019, a Scania lidera o desenvolvimento de caminhões a gás no Brasil. Segundo a marca, desde então foram vendidas mais de 1.500 unidades, sendo cerca de 150 destinadas à coleta urbana. “Criamos um novo mercado, conectando produtores, distribuidores e companhias públicas de gás”, diz o gerente de vendas de soluções de Transporte da Scania no Brasil, Daniel Bandeira.
Do GNV ao biometano: o plano de longo prazo
Os três caminhões Scania da Solurb utilizam gás natural comprimido. Porém, também podem rodar com biometano. Ou seja, um combustível 100% renovável que será produzido no próprio aterro sanitário gerido pela concessionária. Assim, também será possível reduzir os custos operacionais.
Presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, explica que a transição do GNV para o biometano está nos planos do governo do Estado do Mato Grosso do Sul. “Estamos trabalhando para que o aterro gere biometano e substitua o gás natural na frota pesada”, afirma.
Mais tecnologia no transporte urbano
A renovação da frota não se limita aos caminhões. A concessionária Scania P. B. Lopes iniciou testes com um ônibus urbano movido a gás em Campo Grande. Dessa forma, o período experimental de 30 dias visa ampliar o uso da tecnologia também no transporte coletivo. A prefeitura aposta que a iniciativa contribuirá para reduzir emissões, bem como melhorar a qualidade do ar e reforçar políticas públicas alinhadas às metas globais de descarbonização.
G 280 XT: vocação urbana e força sustentável
O modelo escolhido, o Scania G 280 XT 4x2, foi desenvolvido para aplicações urbanas severas. Equipado com motor Euro 6 de 9 litros e torque de 138 mkgf, o caminhão suporta até 40 toneladas de PBTC. Seu diferencial está na capacidade de armazenar até 230 m³ de gás em oito cilindros. Assim, oferecendo autonomia ideal para rotas urbanas de coleta.
A cabine G, configurada com o pacote off-road XT, abriga quatro ocupantes e garante conforto e robustez. A caixa de câmbio automatizada Opticruise G25CM, a mesma utilizada no Scania Super, proporciona trocas de marchas rápidas e eficientes.
Todavia, diferente dos veículos convertidos, os caminhões Scania a gás são produzidos de fábrica com motores Ciclo Otto. Ou seja, o que garante desempenho e força comparável ao diesel. Além de uma operação silenciosa — características ideais para o ambiente urbano.