Tecnologia

Caminhoneiros do Mato Grosso agora têm 'botão de pânico' para acionar a polícia

Novo aplicativo Vigia Mais Motorista lançado pelo Governo do Mato Grosso pode ser acionado por motoristas em situações de risco

Thiago Vinholes

25 de jul, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

caminhoneiro
caminhoneiro-do-futuro-2
Crédito:Divulgação

Caminhoneiros do Mato Grosso agora têm acesso ao aplicativo Vigia Mais Motorista, sistema desenvolvido para reforçar a segurança dos motoristas na região. O Governo do MT lançou o recurso na terça-feira (23), durante um evento na capital Cuiabá, com a presença do governador Mauro Mendes, autoridades do Estado, bem como representantes de entidades do setor de transporte.

“É uma ferramenta rápida que utiliza o próprio sistema de monitoramento que temos nas nossas câmeras do Vigia Mais MT”, disse o governador do Mato Grosso. Mendes explicou que o aplicativo funciona como um “botão de pânico” acionado por caminhoneiros em situações de risco. Além disso, motoristas por aplicativo, taxistas e mototaxistas também podem utilizar o novo recurso de socorro.

Quando ativado, o aplicativo envia um alerta às centrais de operações das polícias em todas as regiões do Mato Grosso. De acordo com o Governo do Estado, as câmeras do Vigia Mais MT distribuídas pelo Estado acompanham o veículo em perigo durante toda a ocorrência. Os motoristas podem acionar o sistema de segurança por meio de um botão físico ou por comando de voz.


Publicidade

Para acessar o recurso de segurança, é preciso preencher um cadastro no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). Atualmente, apenas associações, sindicatos e outras organizações das categorias de transporte do Estado podem cadastrar os motoristas.

“Os motoristas terão contato direto com a polícia, sem intermediários. Ele (o aplicativo Vigia Mais Motorista) aciona a força policial e seu alerta ou pedido de socorro cai no Ciosp. São os próprios operadores da Central da Segurança Pública que vão atendê-los”, explicou o secretário de Segurança Pública, César Roveri.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião