Os caminhoneiros são considerados guerreiros nas estradas por transportarem grandes riquezas na carroceria dos seus caminhões. Contudo, o motorista norte-americano Zach Yeakleym, do Arkansas, Estados Unidos, (foto acima) ganhou o título de "Anjo da Estrada" do ano de 2022. De acordo com o site Truckers News, a nomeação foi dada pela Associação dos Transportadores de Caminhões (TCU) no início deste mês.
O reconhecimento veio depois que o caminhoneiro ajudou a salvar vítimas de uma colisão no Estado de Missouri, no ano passado. Ele estava dirigindo rumo à West Memphis, no Arkansas, mas, ao cruzar a fronteira do Estado para Charleston, no Missouri, ouviu na rádio que havia ocorrido um acidente logo à frente. Em seguida, notou a fumaça e um homem com colete de segurança.
LEIA TAMBÉM
Maior caminhão blindado da Prosegur é à prova de balas e requer cuidado
Pesagem de caminhões em movimento entra em operação na Via Dutra
JSL compra IC Transportes para ganhar espaço no transporte de granéis
Publicidade
Caminhoneiro treinado no exército
Zach Yeakleym, então, deparou-se com um local tomado pelo fogo em meio a uma névoa. Havia aproximadamente 45 veículos envolvidos em colisão. Mas o caminhoneiro não pensou duas vezes, e desceu para ajudar. Yeakleym tinha experiência de 15 anos na Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos, onde foi treinado como salva-vidas em combate. Assim, avaliou rapidamente o nível de gravidade daquele acidente.
Por isso, ao parar para prestar ajuda, conseguiu detectar com agilidade a situação, e avisou os paramédicos. Enquanto isso, o fogo se alastrava nos veículos e pneus explodiam ao redor. Zach Yeakleym conta que algumas pessoas estavam com os braços quebrados. E uma delas teve as costelas quebradas devido ao impacto.
"Havia também um homem preso dentro de um caminhão. Eu, o xerife e um outro motorista da FedEx conseguimos tirá-lo de lá", relembra. Além desse resgaste, Yeakley ajudou a salvar mais seis vítimas.
Reconhecimento frequente
Naquele dia, a polícia local relatou pelo menos seis mortes após o acidente. Yeakley, que é motorista de caminhão há quatro anos, disse depois que não hesitaria em prestar ajuda novamente, caso se deparasse com outra situação parecida.
Além do título de "Anjo da Estrada", o motorista receberá um pacote gratuito de TV via satélite Epic Viu, uma TV de tela plana com 24 polegadas e assinatura válida por um ano da DirecTV, com mais de 100 canais. Seja como for, desde 1997, a TCA reconhece motoristas de caminhão que ajudam seus colegas de profissão ao longo da jornada de trabalho.
O Estradão está no Instagram, confira!