A produção de caminhões no Brasil em outubro somou 10,5 mil unidades. Com isso, houve alta de 27,5% ante setembro, 8,2 mil caminhões foram fabricados no País. Apesar do avanço, o ritmo de produção é menor que o de outubro de 2022, quando 15,6 mil unidades saíram das linhas de montagem. Portanto, nesse caso o recuo é de 32,7%.
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Da mesma forma, houve queda no acumulado dos dez primeiros meses do ano. Ou seja, de janeiro a outubro de 2023, foram fabricados 82,2 mil caminhões no País. Portanto, os números representam retração de 37,8% antes os 132,3 mil veículos feitos no mesmo período de 2022. Os dados são da Anfavea, a associação que representa as fabricantes instaladas no Brasil.
Conforme o presidente da Anfavea, Márcio Lima Leite, isso tem a ver com a mudança da tecnologia de motores. Ou seja, até o dia 31 de dezembro as montadoras podiam produzir caminhões Euro 5. Assim, aceleraram as linhas de produção no último trimestre de 2022. Afinal, os modelos com motor Euro 6 ficaram até 30% mais caros.
Venda de caminhões Euro 6
Como resultado, houve alta da produção ao longo do ano passado. Conforme a legislação, o limite para a venda deste estoque foi 31 de março de 2023. Assim, o grosso dos emplacamentos do início deste ano foi de caminhões feitos em 2022. Portanto, na prática os modelos fabricados neste ano só começaram a chegar ao mercado em volumes maiores a partir de abril.
Assim como no setor de caminhões, a produção de ônibus avançou em outubro. Segundo a Anfavea, as 2.098 unidades feitas no mês passado representam alta de 12,5% as 1.865 fabricadas em setembro. Porém, na comparação com os 3.216 ônibus feitos em outubro de 2022, a queda foi de 32,9%. Da mesma forma, no acumulado do ano o resultado é 35,2% menor. Ou seja, de janeiro a outubro de 2023 foram feitos 17.453 ônibus, ante 26.950 fabricados no mesmo período de 2022.
De acordo com a Anfavea, os ônibus urbanos puxaram a produção em outubro. Conforme Leite, o setor deve começa a sentir efeitos positivos do Programa Caminho da Escola a partir de 2024. “Daqui para frente, haverá grandes volumes de entregas desses veículos", diz. Ele se refere à licitação para a compra, pelo governo, de 16,3 mil unidades, que havia sido suspensa, mas será retomada.
Vale lembrar que o Caminho da Escola foi criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2007. O objetivo do programa é garantir o acesso de estudantes às escolas, sobretudo de áreas rurais e ribeirinhas. Conforme dados do FNDE, em 16 anos o programa foi responsável pela entrega de mais de 59,3 mil ônibus ônibus escolares no País.