O Volvo VM 290 é o líder do segmento de caminhões semipesados no Brasil. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, o modelo emplacou 1.420 unidades. O total representa uma participação de 12,59% no mercado nacional. Todavia, mesmo com o ótimo desempenho, a Volkswagen Caminhões é quem lidera este mercado em volume total de emplacamentos.
Dessa forma, a marca alemã, que encerrou 2024 com 39% de participação no mercado de semipesados, já acumula cerca de 3.400 caminhões emplacados em 2025. Isso considerando apenas seus cinco modelos mais vendidos.
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Entre os caminhões com maior representatividade da Volkswagen no segmento semipesado estão o Constellation 26.260. O modelo é o campeão de vendas da marca e ocupa a 4ª colocação geral com 845 unidades vendidas.
Na sequência aparecem os modelos Constellation 17.210, o 31.320 — versão trucada que substituiu o antigo 24.280 —, além do 26.320 e do 18.260 4x2. A ampla variedade de configurações da linha Constellation contribui para manter a Volkswagen como referência no setor.
2025 está sendo um ano bom para os semipesados da Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz também se destaca em 2025 com crescimento nas vendas de seus modelos semipesados, especialmente com os caminhões Atego 1719 e Atego 2429. Dessa forma, o Atego 1719, conhecido por sua versatilidade e adaptabilidade em diferentes operações, já alcançou a vice-liderança no ranking geral com 1.002 unidades emplacadas.
O modelo é amplamente utilizado na distribuição urbana, no transporte intermunicipal, na agricultura e na construção civil. Isso se deve aos reforços estruturais e equipamentos aplicados no centro de customização da Mercedes-Benz, que o tornam, assim, ideal para uso misto.
Mas uma das novidades da marca da estrela para 2025 é a versão Atego 1719 Full Air, equipada com suspensão pneumática nos dois eixos. Ou seja, configuração é indicada para o transporte de cargas frágeis e sensíveis, como bebidas, equipamentos médicos e hospitalares, produtos farmacêuticos, eletrônicos, eletrodomésticos e itens de informática.
Já o Atego 2429 se posiciona como uma opção forte nas operações rodoviárias, competindo diretamente com o líder Volvo VM. O modelo conta com o motor MB OM 926 LA BlueTec 6, de 7,2 litros, 6 cilindros em linha, que entrega 280 cv de potência a 2.200 rpm e torque de 112 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm, combinado a uma transmissão automatizada de 8 velocidades.

Volvo VM 360 e DAF CF 310 representam o segmento 8x2
Entre os caminhões semipesados na configuração 8x2, dois modelos ganham destaque em 2025. Ou seja, Volvo VM 360 e DAF CF 310.
Assim, o VM 360 é o mais vendido da categoria e ocupa atualmente a sétima posição geral com 602 unidades emplacadas nos primeiros quatro meses do ano. Com a transição da norma Euro 5 para a Euro 6, o modelo recebeu diversas atualizações.
O novo motor D8, agora fabricado pela própria Volvo, entrega 360 cv de potência e 143 mkgf de torque, utilizando o sistema de injeção common rail. Além disso, oferece duas opções de entre-eixos: 5.650 mm e 6.700 mm, ampliando a versatilidade para diversas aplicações.
Por sua vez, o DAF CF 310, por sua vez, é equipado com motor Paccar PX-7 de 308 cv e 122 mkgf de torque e conta com distância entre os eixos de 6.400 mm. Assim, consolidando-se como uma alternativa competitiva no segmento de caminhões semipesados 8x2.
Veja quais são os 10 mais semipesados mais vendidos em abril e no acumulado
- Volvo VM 290 – 359 (1.420)
- Mercedes-Benz Atego 1719 – 276 (1.002)
- Mercedes-Benz Atego 2429 – 200 (935)
- VW Constellation 26.260 – 219 (845)
- VW Constellation 17.210 – 205 (788)
- VW Constellation 31.320 – 152 (709)
- Volvo VM 360 – 146 (602)
- VW Constellation 26.320 – 139 (545)
- VW Constellation 18.260 – 107 (519)
- DAF CF 310 – 132 (510)
*Fonte: Fenabrave