As vendas de caminhões semipesados 8x2 estão em alta no Brasil. Sobretudo impulsionados pela alta do consumo interno e das operações de distribuição regional. Além disso, a retração dos emplacamentos de extrapesados cria uma oportunidade para o avanço de modelos rígidos, que têm preços mais acessíveis.
Essa configuração se consolidou há cerca de 15 anos como uma das preferidas de verdureiros e pequenos transportadores, por exemplo. Afinal, oferecem boa capacidade de carga em relação aos caminhões com tração 6x2. Além disso, se destacam pela robustez e a agilidade nas entregas.

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Ao mesmo tempo, oferecem bom espaço interno. Com têm cabine leito, facilitam a vida do motorista que precisa pernoitar na estrada. Ademais, como têm motores com potências entre 300 cv e 360 cv, garantem bom desempenho em rodas de até 400 km. Afinal, combinam boa velocidade média com consumo de combustível adequado.

Motores mais eficiência dos caminhões 8x2
Todos os seis modelos do tipo disponíveis no Brasil têm motores com sistema de injeção common-rail e pós-tratamento SCR. O DAF CF 310 8x2, por exemplo, tem motor Paccar PX-7 de 6,7 litros, de 308 cv e 122 mkgf, bem como câmbio ZF de nove marchas, com opções manual e automatizada.
Por sua vez, o Iveco Tector 31-320 8x2 vem com motor FPT NEF 6, também de 6,7 litros. Nesse caso, são 320 cv e 112 mkgf. A transmissão, da Eaton, é automatizada de 10 marchas.
O Mercedes-Benz Atego 3033 8x2 aposta no motor OM 926 LA de 7,2 litros. O modelo tem potência de 321 cv e torque 127,5 mkgf, acoplado à transmissão PowerShift automatizada de 12 velocidade.


Na faixa mais premium, o Scania P 320 8x2 é movido pelo motor DC9 de 9,3 litros, que entrega 320 cv e expressivos 163 mkgf, trabalhando em conjunto com a caixa automatizada Opticruise de 12 marchas.
O Volkswagen Constellation 30.320 8x2 utiliza o motor MAN D0836 de 6,9 litros, com 315 cv e 122,4 mkgf. O modelo está disponível com a transmissão ZF V-Tronic automatizada. Mas também oferece a versão manual, ambas de 9 velocidades.
Por fim, o Volvo VM 360 8x2R é o mais potente do grupo. Assim, entrega motor D8K de 7,7 litros que gera 360 cv e 144 mkgf, aliado à transmissão I-Shift de 12 marchas, reconhecida pela inteligência eletrônica que melhora o consumo e reduz o desgaste da embreagem.
Peso bruto e capacidade de tração
A escolha por um 8x2 normalmente está ligada ao equilíbrio entre custo operacional e capacidade de carga. O PBT legal dos modelos se mantém em 29 toneladas. Mas alguns caminhões oferecem limites técnicos superiores.
Nesse sentido, o DAF CF alcança 33 t, enquanto o Volvo VM chega a 31,4 t e pode atingir até 45 t de CMT, dependendo da configuração. Mercedes-Benz Atego 3033 e VW Constellation 30.320 se mantêm próximos, com 30,2 t e 31,2 t técnicos, respectivamente. Enquanto o Iveco Tector 31-320 acompanha a mesma faixa com 31,2 t. O Scania P 320, mesmo limitado a 29 t, compensa com o alto torque, que garante vantagem em retomadas e subidas. Especialmente em regiões de relevo acidentado.

Suspensão e conforto na operação
Outro ponto de diferenciação está nas suspensões. O Mercedes-Benz Atego 3033 oferece opção de suspensão pneumática traseira, ideal para operações com cargas sensíveis, como frutas e verduras. O Volvo VM 360 também se destaca ao oferecer opção pneumática no eixo traseiro, aliando robustez e conforto.
O Scania P 320, por sua vez, leva o conceito de cabine a outro nível no segmento, trazendo recursos de conforto próximos aos dos extrapesados, com múltiplas opções de acabamento, ar-condicionado automático e suspensão pneumática. O DAF CF aposta em cabines Space e Sleeper, funcionais e inspiradas nos pesados. Enquanto o Volkswagen mantém seu foco na praticidade.
Preços e posicionamento
De acordo com a tabela Fipe de setembro de 2025, o mais acessível é o Iveco Tector 31-320, a R$ 653.920,00, seguido de perto pelo Mercedes-Benz Atego 3033, que custa R$ 674.735,00. Além disso, o DAF CF 310 8x2 aparece por R$ 699.422,00, enquanto o Volkswagen Constellation 30.320 fica em R$ 756.733,00. Já na ponta superior estão o Scania P 320, a R$ 834.344,00, e o Volvo VM 360, que lidera com R$ 865.285,00.
Esse posicionamento reflete a estratégia de cada fabricante. Iveco e Mercedes apostam no custo-benefício para atrair transportadores de menor porte. DAF e Volkswagen brigam pelo meio do mercado, entregando preços competitivos. Scania e Volvo se firmam como opções premium, voltadas a quem busca mais conforto, torque e eficiência operacional, mesmo com investimento inicial mais alto.

Ainda sobre mercado, alguns dos fabricantes informaram participação de vendas desses modelos. Ate agosto, a Scania vendeu 749 unidades do P 320 8x2. Já a Mercedes-Benz emplacou um pouco mais de 1.032 unidades. Contudo, a Volkswagen, no mesmo período, teve 746 unidades vendidas do modelo. O DAF CF 310 emplacou 964 modelos.
Ficha comparativa dos caminhões 8x2
Modelo | Motor | Potência | Torque | Transmissão | PBT técnico / legal | CMT | Preço Fipe |
DAF CF 310 8x2 | Paccar PX-7 6,7L | 308 cv @ 2.200 rpm | 1.200 Nm @ 1.200-1.500 rpm | ZF 9 marchas manual/automatizada | 33 t / 29 t | 35 t | R$ 699.422,00 |
Iveco Tector 31-320 8x2 | FPT NEF 6 6,7L | 320 cv @ 2.200 rpm | 1.100 Nm @ 1.300-1.900 rpm | Eaton Autoshift 10 marchas | 31,2 t / 29 t | 35 t | R$ 653.920,00 |
Mercedes-Benz Atego 3033 8x2 | OM 926 LA 7,2L | 321 cv @ 2.200 rpm | 1.250 Nm @ 1.200-1.600 rpm | PowerShift 12 marchas | 30,2 t / 29 t | 36 t | R$ 674.735,00 |
Scania P 320 8x2 | DC9 9,3L | 320 cv @ 1.900 rpm | 1.600 Nm @ 1.000-1.300 rpm | Opticruise 12 marchas | 29 t | 36 t | R$ 834.344,00 |
VW Constellation 30.320 8x2 | MAN D0836 6,9L | 315 cv @ 2.200 rpm | 1.200 Nm @ 1.200-1.700 rpm | ZF V-Tronic manual/automatizada | 31,2 t / 29 t | 36 t | R$ 756.733,00 |
Volvo VM 360 8x2R | D8K 7,7L | 360 cv @ 2.200 rpm | 1.400 Nm @ 1.100-1.600 rpm | I-Shift 12 marchas | 31,4 t / 29 t | até 45 t | R$ 865.285,00 |