Depois da nova geração de caminhões pesados Scania Super com trem de força renovado para atender às demandas do Proconve P8 (Euro 6), a marca agora apresenta novidades para a linha P de semipesados. Os modelos ganham nova caixa. Além de uma nova versão com motor de 250 cv de 7 litros. Assim, como novidade, os caminhões P da Scania passam a contar com a caixa G25. Ou seja, a mesma transmissão do Scania 460 R Super.
Vale lembrar que desde a chegada da Euro 6 a Scania desenvolveu duas transmissões, G25 e G33, mais rápidas, até 75 kg mais leves e que ajudam na redução de diesel. Dessa forma, a caixa G25 equipa os caminhões com torque de até 2.500 nm.
VEJA TAMBÉM
Iveco Daily Hi-Matic é confortável e cheio de recursos; veja o vídeo
Volkswagen Caminhões vende 100 unidades do e-Delivery no Brasil
Novo Renault Kangoo com motor a combustão chega em junho
Publicidade
Em outras palavras, de 255 mkgf de torque. Portanto, essa versão da caixa é combinada ao motor de todos os caminhões da linha P, bem como o pesado 460 R, cujo torque é de 255 mkgf. Já a G33 trabalha com torque de 337 mkgf e está presente no modelo 560 R. Seja como for, apenas com a nova transmissão, os caminhões conseguem economizar até 3% de diesel.
P 250 chega com motor de 7 litros e caixa Super
Outra novidade é a chegada do Scania P 250. O caminhão semipesado de entrada da marca conta com motor DC07. Ou seja, de 7 litros e cinco cilindros em linha. Combinado a caixa do Super G25. Seja como for, com a novidade, a Scania oferece o P 250 e P 280 com motor de 7 litros. Assim como o Scania P 320 e P 360 com motor DC 09, de 9 litros.
Conforme o diretor de desenvolvimento de negócios da Scania, Marcelo Gallao, o caminhão atende às necessidades dos clientes que atuam no transporte regional. Do mesmo modo, atividades urbanas e interurbanas de curtas distâncias rodoviárias.
"Nossos clientes nos pediam um caminhão mais leve. Agora, o P250 traz um motor menor, de 7 litros. Assim como uma caixa mais leve de alumínio. Dessa forma, a tara do caminhão reduziu. Como vantagem, além do consumo de diesel, o caminhão também oferece mais performance", diz Gallao. A novidade da Scania começa a chegar aos clientes a partir de julho. Porém, conforme a marca, já há encomendas do modelo. Sobretudo aos clientes que transportam alimentos.