Diversos caminhões se destacaram com diferentes inovações que não passaram despercebidas no mercado, tanto no Brasil como no resto do mundo. Entre as marcas que mais se destacaram ao lingo de 2024, estão Mack, Volvo, Scania, MAN, Mercedes-Benz e Volkswagen. Juntas, já dão indícios do futuro dos caminhões em relação às tecnologias e eficiência.
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Com base na atualidade dos projetos, a equipe do Estradão aponta quais os modelos mais relevantes do momento na indústria de caminhões. Veja a seguir os destaques por ordem alfabética.
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Mack Anthem para as estradas norte-americanas
Em agosto de 2024, Mack divulgou novidades da nova geração do Anthem 2025. Este modelo está previsto para ser apresentado com novo design e avanços tecnológicos. Entre as novidades, estão as câmeras no lugar dos espelhos retrovisores tradicionais.
Porém, o atual Mack Anthem chama a atenção do mercado justamente por apresentar um pacote de soluções que o posiciona como um dos modelos mais completos e rebuscados do mercado. Além da variedade de potências, que chegam a 415 cv, 455 cv e até 505 cv, esse caminhão conta com motor MP8 de 13 litros associado à transmissão automatizada mDRIVE, cuja fama é de otimizar o consumo de diesel e reduzir custos operacionais.
O modelo ainda conta com avançados sistemas de segurança como o Bendix Wingman Fusion. Ou seja, com pacote de sistemas de segurança e de assistência ao motorista. Assim como o Mack GuardDog Connect, conhecido sistema de telemetria que monitora o desempenho do caminhão em tempo real.
Mercedes-Benz Actros e eActros
O Mercedes-Benz Actros ganhou a gama L na Europa. O novo desenho destoa dos demais modelos da marca. Mas, graças a isso, traz maior eficiência em termos de consumo de diesel. Além do desenho, o caminhão traz a terceira geração do motor diesel OM 471 de 12,8 litros. Incluindo novos turboalimentadores e um sistema de pós-tratamento que ajudou na redução do consumo em 4%.
Além disso, a inclusão de defletores laterais tipo "vela" ampliados, melhorou a transição entre o caminhão e o semirreboque. Do mesmo modo, garantiu mais 3% de redução de combustível. Mas há ainda a versão elétrica que se destaca pelos quase 600 km de autonomia. A Mercedes-Benz já tem alguns negócios fechados com o modelo que também entrou em produção neste ano.
Mercedes-Benz inova com Accelo e Actros Estrela Delas
Além de ter apresentado novidades em todas as suas linhas de veículos, a Mercedes-Benz se destaca no País trazendo importantes inovações no segmento dos leves. A novidade mais em linha com a realidade do mercado é o novo Accelo.
O Accelo chega com o design renovado. Os acabamentos a bordo permanecerem os mesmos da linha atual, mas o desenho e as capacidades de carga em até 1,2 t entregam um novo caminhão. Há quem diga que o novo Accelo está em linha com os recentes lançamentos na Europa, como o Actros L. Seja como for, o caminhão é uma importante novidade. A marca não renovava o modelo desde meados dos anos 2000.
Na parte de eletrificação, a Mercedes-Benz trouxe ao Brasil o Actros 300/400, bem como o Fuso eCanter, que faz a estreia da marca do Grupo Daimler no País. Em 2025, os caminhões entram em operações reais de transportadores. O Fuso foca operações urbanas, uma aposta da Mercedes-Benz para competir com o VW e-Delivery. Enquanto isso, o Actros se destinará às operações de curtas distâncias.
Evolução nos pesados
Em pesados, uma outra importante inovação é o Actros Evolution, com a versão com banheiro a bordo. O primeiro de fábrica que se tem notícia. Não por acaso, a Mercedes-Benz na Europa estuda introduzir a novidade a clientes daquele continente.
Seja como for, o kit higiênico está disponível por R$ 80 mil. E atende apenas o Actros Estrela Delas, modelo fruto da ação da Voz Delas, da fabricante. Dessa forma, além do vaso com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, estão presentes ducha higiênica com bico antirrespingo e espelho atrás do banco do passageiro. Além disso, há gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts, e saias laterais. Vale lembrar que todos os caminhões Actros Evolution contam, como opcional, com geladeira.
Iveco Tector e S-Way a gás
Em 2024, a Iveco fez duas importantes introduções no mercado, com o Iveco S-Way a gás no primeiro semestre. E o Tector a gás na Fenatran. Ambos os modelos podem rodar com biometano.
Novidade mais recente, o Tector tem peso bruto total (PBT) de 16 t, e conta com seis cilindros de gás de 80 litros cada. São três cilindros de cada lado. Assim, tem autonomia de até 300 km. Já em termos de capacidade de carga útil, entrega entre 9 t e 11 t, a depender do tipo de implemento. O motor do Iveco Tector a gás é o NEF 6 da FPT, de 5.9 litros e seis cilindros em linha. E desenvolve 204 cv de potência e 76,5 mkgf de torque máximo.
Por sua vez, o S-Way a gás 6x2 conta com o motor FPT Cursor 13, de 460 cv. E traz capacidade total de 960 litros (240 m³).
Scania Série R e a tecnologia avançada Super
O Scania Série R é, sem dúvida, um dos modelos mais inovadores de 2024. Premiado no âmbito da sua participação na Fenatran como "Caminhão do Ano da América Latina 2025", o modelo destaca-se pelas variadas opções de motorização no País. O que inclui opções diesel até 28% mais econômicas frente a geração anterior. Assim como as opções de biodiesel B100, GNV e biometano e GNL.
No caso da versão do Scania R com motor Super entrega motor de seis-cilindros em linha de 13 litros disponíveis nas potências de 460 e 560 cv associado às caixas G25 ou G33, respectivamente, ambas com tecnologia Opticruise, atualizadas para esses novos motores.
Mas apesar desse caminhão na versão diesel não ser exatamente uma novidade, é por causa dos aparatos técnicos que a marca aumentou sua participação em vendas. Contudo, as boas novas dos caminhões Scania não param aqui. Até abril, os caminhões chegam com novo painel de instrumentos, o que inclui computador de bordo e tela multimídia. Além de mais modernos, os novos componentes são uma evolução no que se refere à cibersegurança.
O 30 G é o primeiro cavalo mecânico elétrico a bateria da marca no Brasil. O modelo tem vocação urbana e regional. E conta com motor de 300 Kw de potência (310 cv) e torque de 117 mkgf. Além disso, traz pacote de duas baterias que somam um total de 416 kWh. Como resultado, a autonomia é de 250 km.
Os caminhões verdes da Volkswagen
A Volkswagen Caminhões e Ônibus trouxe o Constellation 26.280 movido a biometano. Ou seja, modelo com motor de seis-cilindros em linha que produz 280 cv vai atuar em operações na coleta de resíduos, sendo o biometano a fonte de energia mais adequada para esse modelo. O que reduz até 90% das emissões de CO2 em comparação com motores de caminhões a diesel.
Apesar de ainda conceito, o Volkswagen Meteor Hybrid, movido por um motor diesel e um motor elétrico que gera 450 cv de potência combinada, foi uma das maiores atrações deste ano. O acionamento elétrico fornece suporte durante a aceleração e em situações de baixa velocidade, o que reduz o consumo de diesel em 10%.
Volvo FH líder de vendas no Brasil e a maior nota no NCAP
No início deste ano, a Volvo apresentou a nova geração da linha F. Os caminhões ganharam cabine mais ampla, em linha com as atuais demandas de conforto a bordo para os motoristas. Todavia, quanto essas novidades de habitáculo não chegam ao Brasil, a Volvo mantém a mesma cabine, mas para 2025, ela chega com uma série de aprimoramentos tecnológicos, levando em conta a segurança. Além dos espelhos retrovisores com câmeras digitais.
Seja como for, essas novidades de segurança foram avaliadas pelos profissionais que atuam no Euro NCAP, sendo que a linha F da Volvo recebeu cinco estrelas. Ou seja, nota máxima em segurança.
XCMG lança primeiro caminhão elétrico de maior capacidade do País
O XCMG E7-80 é a maior novidades da marca introduzida no País. O caminhão elétrico é o mais potente e o de maior capacidade de carga a venda por aqui. Segundo a fabricante chinesa, o cavalo-mecânico tem potência de cerca de 747 cv, torque de 285,7 mkgf e capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas.
O pacote de baterias de 400 kWh de capacidade garante autonomia de 150 km quando o caminhão estiver totalmente carregado. Porém, se estiver atrelado a equipamento com 49 t de carga, chega a rodar 250 km.