O setor de caminhões pesados mergulhou em um ciclo de retração entre janeiro e outubro de 2025. Apesar de ainda protagonizar as vendas totais com 44,7%. O índice era de 51,2% no mesmo período do ano passado.
Seja como for, a queda veio do endividamento do agronegócio, maior comprador dessa categoria. Assim como do acesso cada vez mais restrito ao crédito, especialmente para financiamentos de longo prazo.
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Além disso, o cenário macroeconômico deteriorou a intenção de compra das transportadoras que tradicionalmente renovam suas frotas com modelos traçados (6x4) para rodotrens. O agro não acelerou as compras. E o impacto refletiu diretamente no desempenho da categoria mais pesada do mercado.
Volvo FH 540 segue líder entre caminhões pesados, mas perde o trono geral
Mesmo em um ambiente adverso, o Volvo FH 540 continuou como o extrapesado mais vendido do Brasil no acumulado do ano, com 4.565 unidades. Todavia, o modelo perdeu o status de caminhão mais vendido do País, posição que agora pertence ao médio Volkswagen Delivery 11.180, que registrou 5,5 mil emplacamentos até outubro. O médio da VW indica que o mercado mudou de eixo e deve seguir dominante até dezembro.
O ranking dos caminhões pesados confirma a força da Volvo. Afinal, que o FH 460 aparece na segunda posição com 3.058 unidades, além do VM 360 (2.740) e do Volvo FH 500 (1.792).
Indústria compra mais 460–480 cv e reduz procura por 6x4
Todavia, o desempenho dos números também mostra um comportamento importante. Os extrapesados na faixa de potência de 460 e 480 cv ganharam espaço de forma consistente. Modelos como Volvo FH 460, Scania R 460, DAF XF 480, VW Meteor 480, Iveco S-Way 480 e Mercedes-Benz Actros 480 avançam entre as escolhas das frotas.
Essa tendência reforça que as empresas priorizam caminhões 6x2. Ou seja, mais econômicos e adequados para aplicações rodoviárias de menor peso bruto total combinado. Além disso, esses modelos rodam com implementos quatro eixos que segue aquecido em vendas.
Dessa forma, o movimento confirma que o agronegócio não puxou as compras em 2025, porque o setor normalmente demanda mais pelos modelos 6x4 traçados para operações pesadas, e maiores potências para o transporte de grãos com rodotrens. Com o crédito caro e o produtor rural mais alavancado, as grandes composições não ganharam protagonismo neste ciclo.

Ranking dos 10 caminhões pesados mais vendidos em outubro (e no acumulado de 2025)
- Volvo FH 540 – 635 (4.565)
- Volvo FH 460 – 428 (3.058)
- DAF XF 530 – 260 (2.935)
- Volvo VM 360 – 326 (2.740)
- Scania 460 R – 219 (2.244)
- DAF XF 480 – 177 (1.952)
- Volvo FH 500 – 288 (1.792)
- Iveco S-Way 480 – 136 (1.530)
- VW Meteor 28.480 – 144 (1.293)
- Mercedes-Benz Actros 2548 – 190 (1.280)
Fonte: Fenabrave