O mercado de caminhões pesados é o mais disputado no Brasil. Representa 50,5% das vendas totais. Por isso, os fabricantes de veículos nesse segmento consideram importante participar entre os mais vendidos desse segmento. Mas a Volvo, com o modelo FH 540 não está facilitando. E isso não é de agora.
A marca é líder absoluta de vendas nesse segmento pelo menos há 12 anos. E deve repetir o feito neste ano. E desde 2019, o modelo lidera as vendas totais do mercado.
Isso significa que de janeiro a novembro, a Volvo vendeu 7.052 unidades. Ou seja, dificilmente o modelo perde posição. Mesmo porque, nos pesados, o vice-líder é também o Volvo, porém, a versão de 460 cv, que no acumulado teve 4.302 modelos emplacados.
Publicidade
VEJA TAMBÉM
Caminhões semipesados: venda cai e Volvo VM lidera em 2024
Mercedes-Benz eSprinter elétrica chega ao Brasil com até 478 km de autonomia
CEO da Braspress dis que Brasil pode ter 'apagão logístico'
Com isso, a DAF com o XF 530 perdeu a vice-liderança, onde estava posicionada pelo menos há cerca de três anos. Nesse sentido, de janeiro a novembro, a marca vendeu 4.123 modelos. Ou seja, dependendo de como for o movimento em dezembro, o DAF ainda pode recuperar a segunda colocação na lista dos 10 mais vendidos em 2024.
Scania volta a crescer no mercado
O ano de 2024 também está sendo bom para a Scania. Além de ter quatro modelos na lista dos mais vendidos, a marca do grifo cresce em participação.
Sendo os destaques os caminhões Scania R 450 Plus e o modelo 460 R Super. Os modelos estão posicionados na quarta e na quinta posições, com 4.027 e 3.529 unidades emplacadas no acumulado, respectivamente. Mas no mês de novembro, o Super já vendeu mais em relação ao Plus (veja o ranking a seguir).
Todavia, com a meteórica escalada no ranking de vendas do Super, não é difícil que o modelo ultrapasse o irmão de 450 cv. Apesar de o Scania Super ser entre 6% e 8% mais caro frente ao irmão Plus, a depender da lista de equipamentos, em cerca de dois anos, o veículo será pago. Isso graças a economia de diesel do motor Super frente ao Plus, que pode chegar a 10%.
Conforme a Scania, o empresário de transporte está percebendo isso. Por isso está optando por desembolsar um pouco mais e levar o Scania 460 R para a garagem.

Ascensão do 6x2 nos caminhões pesados
Neste ano os fabricantes viram as vendas de caminhões 6x2 aumentarem de forma expressiva, E isso por causa do aquecimento nas vendas do quarto eixo, que pode ser atrelado aos caminhões trucados.
Nesse sentido, há fabricantes que estão com fila de espera entre 90 e 120 dias para entregar um caminhão 6x2. Enquanto o 6x4, que antes era o mais consumido pelo cliente, está disponível para pronta entrega.
Seja como for, esse cenário tem puxado vendas dos caminhões 6x2. O que justifica também o crescimento expressivo nas vendas do Volvo FH 460, bem como os representantes da Scania. E até mesmo a entrada do Meteor no ranking dos pesados mais vendidos neste ano. Geralmente, os caminhões com potências na faixa dos 400 cv são os preferidos na configuração 6x2.
Confira os 10 caminhões pesados mais vendidos em novembro e no acumulado
1. Volvo FH 540 - 712 (7.052)
2. Volvo FH 460 - 426 (4.302)
3. DAF XF 530 - 284 (4.123)
4. Scania R 450 - 290 (4.027)
5. Scania 460 R - 443 (3.529)
6. DAF XF 480 - 180 (2.890)
7. Scania R 540 - 49 (2.371)
8. Scania 460 R - 188 (2.298)
9. Mercedes-Benz Actros 2548 - 145 (2.236)
10. VW Meteor 28.480 - 157 (1.984)
Fonte: Fenabrave