Mercado

Caminhões pesados perdem participação e Volvo lidera com folga

Modelos 6x2 de até 480 cv dominam o ranking, enquanto Volvo FH 540 se mantém líder entre os caminhões pesados mais vendidos no 1º semestre de 2025

Andrea Ramos

15 de jul, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Mercado de caminhões pesados perde participação, mas Volvo lidera com folga
Mercado de caminhões pesados perde participação, mas Volvo lidera com folga
Crédito:Fotos: Volvo
Mercado de caminhões pesados perde participação, mas Volvo lidera com folga

O mercado de caminhões pesados perdeu participação nas vendas totais de caminhões no Brasil no acumulado de janeiro a junho de 2025. Segundo dados da Fenabrave, o segmento respondeu por 46,05% dos emplacamentos de caminhões no semestre. Ou seja, uma queda em relação aos 52,02% registrados no mesmo período de 2024.

Mesmo com essa retração, o setor segue movimentado e competitivo. Sobretudo, entre os cavalos-mecânicos rodoviários 6x2 com motores de até 480 cv — que hoje são a maioria entre os pesados emplacados no País.

VEJA MAIS:

Volvo FH 540 mantém liderança absoluta

Na liderança isolada do segmento está o Volvo FH 540, com 2.656 unidades emplacadas no semestre, o equivalente a 10,80% de participação. O modelo, predominante em versões 6x4 para aplicações rodoviárias pesadas e transporte de grãos e commodities, mantém uma larga vantagem sobre o segundo colocado. Ou seja, o DAF XF 530, que registrou 1.856 unidades e 7,55% de participação.

Outro destaque da marca sueca é o Volvo FH 460, que aparece na terceira colocação com 1.709 caminhões vendidos. Assim, representando 6,95% do mercado de pesados. O desempenho confirma a força da Volvo no segmento, que ainda conta com o FH 500 na sexta posição (1.166 unidades) e o VM 360 na nona colocação (828 unidades).


Caminhões 6x2 até 480 cv são maioria no ranking de pesados

Mercado de caminhões pesados perde participação, mas Volvo lidera com folga
Por causa do quarto eixo, as vendas de caminhões trucados têm mais representatividade entre os pesados - Fotos: Andrea Ramos/Estradão

Um dos pontos mais importantes do cenário atual é o domínio dos modelos com motores de até 480 cv no ranking dos pesados. Além da liderança do FH 540, a lista evidencia a preferência dos transportadores por cavalos 6x2 de menor potência — especialmente para composições de 58,5 toneladas (quatro eixos) —, que oferecem melhor custo-benefício tanto no preço de aquisição quanto no consumo de combustível e custo de pedágio.

Entre os dez mais vendidos, estão modelos como DAF XF 480 (1.459 unidades), Iveco S-Way 480 (941 unidades), Scania R 460 (1.459 unidades), Scania R 450 (837 unidades) e o veterano Mercedes-Benz Actros 2548 (765 unidades). Juntos, os caminhões até 480 cv correspondem a mais da metade do volume de pesados vendidos no semestre.

Volvo VM 360 cresce na construção e operações fora de estrada

Outro destaque relevante no mercado de pesados é a performance do Volvo VM 360. O modelo somou 828 unidades no acumulado. Dessa forma, garantiu a nona posição entre os pesados mais vendidos. Embora originalmente classificado como semipesado em versões 6x2 e 8x2, o modelo se posiciona como pesado nas versões 6x4 e 8x4, amplamente utilizadas na construção civil pesada, mineradoras e operações fora de estrada.

Seja como for, a boa aceitação do VM 360 reforça o protagonismo da Volvo também no segmento de construção, tanto leve quanto pesada. Um nicho que segue aquecido e que impulsiona as vendas de modelos mais robustos para esse tipo de aplicação.


Os caminhões pesados mais vendidos no Brasil no 1º semestre de 2025

PosiçãoModeloAcumuladoParticipação
Volvo FH 5402.65610,80%
DAF XF 5301.8567,55%
Volvo FH 4601.7096,95%
Scania R 4601.4595,93%
DAF XF 4801.4595,93%
Volvo FH 5001.1664,74%
Iveco S-Way 4809413,83%
Scania R 4508373,40%
Volvo VM 3608283,37%
10ºMercedes-Benz Actros 25487653,11%
Fonte: Fenabrave

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião