O mercado de caminhões pesados perdeu participação nas vendas totais de caminhões no Brasil no acumulado de janeiro a junho de 2025. Segundo dados da Fenabrave, o segmento respondeu por 46,05% dos emplacamentos de caminhões no semestre. Ou seja, uma queda em relação aos 52,02% registrados no mesmo período de 2024.
Mesmo com essa retração, o setor segue movimentado e competitivo. Sobretudo, entre os cavalos-mecânicos rodoviários 6x2 com motores de até 480 cv — que hoje são a maioria entre os pesados emplacados no País.
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Volvo FH 540 mantém liderança absoluta
Na liderança isolada do segmento está o Volvo FH 540, com 2.656 unidades emplacadas no semestre, o equivalente a 10,80% de participação. O modelo, predominante em versões 6x4 para aplicações rodoviárias pesadas e transporte de grãos e commodities, mantém uma larga vantagem sobre o segundo colocado. Ou seja, o DAF XF 530, que registrou 1.856 unidades e 7,55% de participação.
Outro destaque da marca sueca é o Volvo FH 460, que aparece na terceira colocação com 1.709 caminhões vendidos. Assim, representando 6,95% do mercado de pesados. O desempenho confirma a força da Volvo no segmento, que ainda conta com o FH 500 na sexta posição (1.166 unidades) e o VM 360 na nona colocação (828 unidades).
Caminhões 6x2 até 480 cv são maioria no ranking de pesados

Um dos pontos mais importantes do cenário atual é o domínio dos modelos com motores de até 480 cv no ranking dos pesados. Além da liderança do FH 540, a lista evidencia a preferência dos transportadores por cavalos 6x2 de menor potência — especialmente para composições de 58,5 toneladas (quatro eixos) —, que oferecem melhor custo-benefício tanto no preço de aquisição quanto no consumo de combustível e custo de pedágio.
Entre os dez mais vendidos, estão modelos como DAF XF 480 (1.459 unidades), Iveco S-Way 480 (941 unidades), Scania R 460 (1.459 unidades), Scania R 450 (837 unidades) e o veterano Mercedes-Benz Actros 2548 (765 unidades). Juntos, os caminhões até 480 cv correspondem a mais da metade do volume de pesados vendidos no semestre.
Volvo VM 360 cresce na construção e operações fora de estrada
Outro destaque relevante no mercado de pesados é a performance do Volvo VM 360. O modelo somou 828 unidades no acumulado. Dessa forma, garantiu a nona posição entre os pesados mais vendidos. Embora originalmente classificado como semipesado em versões 6x2 e 8x2, o modelo se posiciona como pesado nas versões 6x4 e 8x4, amplamente utilizadas na construção civil pesada, mineradoras e operações fora de estrada.
Seja como for, a boa aceitação do VM 360 reforça o protagonismo da Volvo também no segmento de construção, tanto leve quanto pesada. Um nicho que segue aquecido e que impulsiona as vendas de modelos mais robustos para esse tipo de aplicação.
Os caminhões pesados mais vendidos no Brasil no 1º semestre de 2025
Posição | Modelo | Acumulado | Participação |
1º | Volvo FH 540 | 2.656 | 10,80% |
2º | DAF XF 530 | 1.856 | 7,55% |
3º | Volvo FH 460 | 1.709 | 6,95% |
4º | Scania R 460 | 1.459 | 5,93% |
5º | DAF XF 480 | 1.459 | 5,93% |
6º | Volvo FH 500 | 1.166 | 4,74% |
7º | Iveco S-Way 480 | 941 | 3,83% |
8º | Scania R 450 | 837 | 3,40% |
9º | Volvo VM 360 | 828 | 3,37% |
10º | Mercedes-Benz Actros 2548 | 765 | 3,11% |