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Caminhões médios: Mercedes-Benz Accelo 1117 estreia no ranking

O Mercedes-Benz Accelo 1117 é a novidade que a fabricante lançou para competir com mais igualdade com o Volkswagen Delivery 11.180

Andrea Ramos

07 de abr, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Caminhões médios: Mercedes-Benz Accelo 1117 estreia no ranking
Accelo 1117
Crédito:Fotos: Mercedes-Benz
Caminhões médios: Mercedes-Benz Accelo 1117 estreia no ranking

No final do ano passado, a Mercedes-Benz renovou sua linha de caminhões leves e médios, apresentando versões com mais capacidades, de 9 a 14 t. Além de mostrar uma nova cabine que remete aos caminhões pesados Actros L e eActros à venda na Europa.

Todavia, a marca manteve a geração tradicional, que está há duas décadas no mercado com a mesma cabine. Dessa forma, a Mercedes-Benz deve ganhar alguma vantagem mantendo as duas gerações. Afinal, os frotistas de caminhões leves e médios são mais sensíveis a preço.

Seja como for, o modelo da nova geração que está ganhando mais notoriedade é o 1117. Além de renovado, ele compete com o Volkswagen Delivery 11.180 que lidera este segmento com 1.350 caminhões vendidos nestes três primeiros meses do ano.

Porém, o novo representante da marca da estrela fez sua estreia na lista dos 10 caminhões mais vendidos ainda numa posição bem distante do seu competidor. O caminhão soma 38 unidades vendidas neste primeiro trimestre, portanto na nova colocação.

Mas é questão de tempo o modelo subir no ranking. Afinal, em médios o cliente tem preferência pelos caminhões com 11 t de PBT e pelas marcas mais tradicionais. O Volkswagen Delivery tem vantagens por estar à venda desde 2018. E ser o primeiro a estrear com cabine renovada.

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Atributos do novo Accelo 1117

O Accelo 1117 tem capacidade de carga de 10,7 t. Ou seja, 1,1 toneladas a mais frente ao seu irmão mais velho Accelo 1017 com 9,6 t de capacidade e que ocupa a segunda posição em vendas. Foram 1.155 unidades emplacadas no primeiro trimestre.

Segundo a área de engenharia da Mercedes-Benz, para isso o caminhão recebeu várias melhorias. Por exemplo, os eixos são reforçados para suportar a maior capacidade de peso. Além disso, foi atualizado todo o sistema de molas e suspensão.

O motor foi mantido. Assim, é equipado com o Mercedes-Benz OM 924 LA, com 163 cv de potência e 62 mkgf de torque. O quatro-cilindros é utilizado no Atego com PBT de 17 toneladas. Conforme a marca, ele recebeu nova calibragem, o que fez o consumo de diesel ser reduzido em até 4%.

Confira os 10 caminhões médios mais vendidos em março e no acumulado

  1. VW Delivery 11.180 – 443 (1.350)
  2. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 384 (1.155)
  3. Iveco Tector 11-190 – 71 (202)
  4. Volkswagen Delivery 13.180 – 77 (187)
  5. Mercedes-Benz Atego 1419 – 61 (159)
  6. Mercedes-Benz Accelo 1317 – 31 (134)
  7. Volkswagen Constellation 14.210 – 39 (81)
  8. Foton Aumark 1217A – 22 (75)
  9. Mercedes-Benz Accelo 1117 – 31 (38)
  10. Mercedes-Benz 1418 – 5 (27)

Fonte: Fenabrave

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