A venda de caminhões novos recuou no acumulado de janeiro e agosto de 2025. Conforme dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, 72.267 unidades foram emplacadas neste ano , ante 77.403 registradas no mesmo período de 2024. Assim, a retração foi de 6,6%.
Segundo especialistas, esse resultado reflete o momento de cautela vivido no mercado. frotistas. Ou seja, os frotistas vêm adiando a renovação de frota sobretudo por causa das incertezas da economia. Nesse sentido colaboram as altas taxas de juros e o aperto das margens de lucro nas cadeias produtivas.
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Agosto registra forte queda
Conforme os dados da Fenabrave, em agosto a retração foi ainda mais significativa. No mês passado, 8.805 caminhões novos foram emplacados, com recuo de 15,7% em relação a julho, com 10.448 vendas. Além disso, na comparação com agosto de 2024 (11.249 vendas), houve queda de 21,7%.
Esse desempenho frustra as expectativas de aquecimento de vendas típicas do segundo semestre. Recentemente, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, confirmou que a taxa Selic será mantida no patamar atual até o fim do ano.
Portanto, isso deve prolongar as dificuldades do setor. A política monetária mais rígida trava o acesso ao crédito, encarece financiamentos e, como resultado, faz adiar planos de novos investimentos. Dessa forma, as perspectivas para os próximos meses não são promissoras.
Com a Selic mantida em nível elevado e a pressão do crédito caro, dificilmente haverá retomada das vendas. A expectativa é de que o setor continue apostando em caminhões de menor porte, enquanto as vendas de pesados patinam.
Vale dizer que os emplacamentos de caminhões médios e semipesados avançam. Afinal, eles são mais acessíveis que os pesados e podem atender operações urbanas e regionais (veja o ranking abaixo).
Mudança de liderança entre modelos
Nesse contexto, a lista de modelos mais emplacados traz mudanças. O Volvo FH 540, que vinha liderando as vendas entre os extrapesados no País, perdeu posição em agosto para veículos de menor porte. Como, por exemplo, o médio Volkswagen Delivery 11.180 e o Volvo VM 290.
Seja como for, o Volvo é o único extrapesado do ranking dos 10 mais vendidos no mês passado. Além disso, pela primeira vez o Mercedes-Benz Accelo 1117 aparece na lista.
Ranking por marcas no acumulado
No acumulado de janeiro a agosto, a liderança entre as fabricantes pertence à Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 19.553 unidades vendidas e 27,06% de participação. Em seguida vem a Mercedes-Benz, com 18.967 emplacamentos e 26,25% do mercado.
A Volvo ocupa a terceira posição, com 13.043 unidades, equivalentes a 18,05% de participação. Logo atrás estão a Scania, com 9.030 caminhões (12,5%), a Iveco, com 5.568 (7,7%), e a DAF, com 5.258 (7,28%). Ademais, marcas como Foton, JAC, Agrale e Ford aparecem em patamares bem menores, com 541 (0,75%), 102 (0,14%), 69 (0,10%) e 42 (0,06%) vendas, respectivamente.

Confira os 10 caminhões mais vendidos em agosto de 2025
- VW Delivery 11.180 – 581
- Volvo VM 290 – 426
- Volvo FH 540 – 364
- Volvo FH 460 – 271
- Mercedes-Benz Atego 1719 – 267
- VW Constellation 17.210 – 267
- Volvo VM 360 – 258
- Mercedes-Benz Atego 2429 – 256
- VW Constellation 26.260 – 255
- Mercedes-Benz Accelo 1117 – 235
Os caminhões mais vendidos no acumulado de janeiro a agosto de 2025
- VW Delivery 11.180 – 4.356
- Volvo FH 540 – 3.420
- Volvo VM 290 – 2.955
- Mercedes-Benz Accelo 1017 – 2.607
- DAF XF 530 – 2.476
- Volvo FH 460 – 2.341
- Volvo VM 360 – 2.143
- Mercedes-Benz Atego 1719 – 2.067
- VW Constellation 26.260 – 1.927
- VW Constellation 17.210 – 1.904
Fonte: Fenabrave