A venda de caminhões de janeiro a novembro de 2023 teve retração de 16,37%. Em outras palavras, foram emplacadas 94.086 unidades no período, ante os 112.507 exemplares entregues nos mesmos 11 meses de 2022. Os números são da Fenabrave, federação que representa as associações de concessionárias de veículos do Brasil.
LEIA MAIS
Caminho da Escola: Iveco entregará 7,1 mil ônibus em 2024 ao governo
Valor de revenda: veja alguns dos caminhões mais bem cotados
Ônibus elétrico já é realidade no Brasil; veja os modelos disponíveis
Do mesmo modo, houve retração de 1,33% em novembro ante outubro. Segundo os dados da Fenabrave, no mês passado a venda de caminhões somou 9.050 unidades e no anterior, 9.172. Porém, na comparação de novembro de 2023 com novembro de 2022 (9.935 vendas), houve queda de 8,91%.
Publicidade
Seja como for, o presidente Fenabrave, José Maurício Andreta Jr, acredita que o mercado começa a dar sinais de recuperação. “O ano foi desafiador para caminhões, até o momento. Os fatores que impediram melhores resultados, como o custo de crédito e dos veículos Euro 6, parecem arrefecer aos poucos”, diz.
Além disso, ele afirma que 90% do mercado de novos são com a tecnologia Euro 6. Além disso, os bancos das montadoras têm ofertado taxas de juros abaixo de 1% para facilitar o financiamento. Dessa forma, isso traz perspectivas mais otimistas para o setor. Sobretudo, em 2024.
Posição entre os fabricantes na venda de caminhões
Seja como for, a Fenabrave divulgou a posição de vendas de todos os fabricantes de caminhões do País. E a Volkswagen Caminhões e Ônibus volta para o topo com o melhor desempenho. Dessa forma, conta com 28,42% dos emplacamentos totais de caminhões. Logo atrás, vem a Mercedes-Benz com 22,99%. Do mesmo modo, a Volvo tem 18,34% dos emplacamentos.
Ademais, em quarto lugar a Scania, com 13,26%. A DAF está na quinta posição, com 8,19% e a Iveco, com 7,22%, vem em sexto lugar.
Volvo mantém a liderança em pesados
Pelo 10º ano, a Volvo está com vantagem. Por isso, dificilmente não encerrará 2023 na vez liderança entre os pesados.
Nesse sentido, a marca tem 13,64% de participação no segmento. O que representa 6.378 unidades faturadas entre janeiro e novembro, com o FH 540. Porém, mesmo com bons resultados, o número de emplacamentos em novembro foi de 648 unidades. Ou seja, 15,9% menor frente ao emplacamento de outubro, que fechou com 771 unidades.
Vale lembrar que o segmento de caminhões pesados, representa 50% das vendas totais de caminhões. Por isso, a posição do FH é de extrema importância para a Volvo.
Veja quais são os 10 caminhões mais vendidos do País
- Volvo FH 540 - 648 (6.378)
- VW Delivery 11.180 - 497 (4.094)
- DAF XF 530 - 411 (3.674)
- Volvo FH 460 - 363 (3.382)
- DAF XF 480 - 229 (2.915)
- Scania R 460 - 312 (2.554)
- Scania R 450 - 252 (1.927)
- Volkswagen Constellation 24.280 - 79 (1.809)
- Mercedes-Benz Atego 1719 - 169 (1.794)
- Volvo VM 270 - 23 (1.740)
Fonte: Fenabrave