O mercado de caminhões no Brasil atravessa um período de instabilidade em 2025. Dessa forma, entre janeiro e maio, os emplacamentos de veículos pesados acumularam queda de 5,01% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ou seja, em maio de 2025, o setor emplacou 8.887 caminhões. Enquanto no mesmo mês em 2024, foram vendidos 9.356 veículos de carga. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
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Assim, de acordo com a entidade, o setor amarga sua segunda retração consecutiva. Em outras palavras, refletindo a insegurança dos transportadores diante do cenário econômico. Nesse sentido, a Fenabrave destaca que setores estratégicos para o transporte rodoviário, como o agronegócio e a construção civil, vêm sendo impactados pela alta de juros e pelo recente aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
“O mercado de caminhões vem enfrentando um ambiente desafiador. Sobretudo, impactado pelo aumento da Selic, IOF e pelo encarecimento do crédito. Dessa forma, dificultando as compras de veículos pesados. Este é o segundo mês seguido de queda nos emplacamentos após um início de ano de recuperação”, explica o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.
Desempenho em maio
Assim, em maio, o volume de emplacamentos de caminhões recuou 1,67% em relação ao mês anterior. Ou seja, no mês de abril o setor vendeu 9.038 caminhões.
Do mesmo modo, no acumulado ocorreu a retração de 1,57% na comparação com maio de 2024. Enquanto de janeiro a maio a indústria vendeu 45.047 caminhões, no mesmo período em 2024 foram emplacados 45.764 modelos.
Seja como for, esse desempenho reflete a dificuldade dos transportadores em acessar crédito para renovação ou ampliação de frota. Cenário que também tem sido agravado pela cautela nos investimentos em razão das incertezas macroeconômicas.
A queda interrompe o movimento positivo registrado no início de 2025, quando o setor apresentava sinais de recuperação. Isso impulsionado pela expectativa de melhora no ambiente de negócios e por campanhas comerciais das montadoras.
Pelo segundo mês consecutivo, Mercedes-Benz lidera
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, a Mercedes-Benz lidera o mercado com 11.793 caminhões emplacados, o que corresponde a 26,18% de participação. A Volkswagen Caminhões e Ônibus ocupa a segunda posição, com 11.645 unidades e 25,85% de participação. A Volvo aparece em terceiro, com 8.350 caminhões vendidos e 18,54% do mercado.
Na sequência, a Scania ocupa o quarto lugar com 5.827 unidades (12,94%), seguida pela Iveco, com 3.461 caminhões (7,68%). Por sua vez, a DAF vem logo atrás, com 3.359 emplacamentos (7,46%). A Foton fecha a lista das sete principais marcas com 430 unidades vendidas e 0,95% de participação.

Mercado ainda é dos pesados, mas modelos menores ganham força
O mercado brasileiro de caminhões está bem dinâmico em 2025. Apesar dos extrapesados ainda terem boa participação, os caminhões menores como os médios estão em ascendência. E isso tem a ver com a retração nas vendas dos modelos maiores.
Nesse sentido, no acumulado do ano, o Volkswagen Delivery 11.180 lidera com folga as vendas, totalizando 2.459 unidades. O desempenho do modelo reforça a força da categoria de para entregas urbanas e curtas distâncias. Especialmente com o avanço do e-commerce e a necessidade crescente de distribuição capilarizada nas cidades.
Todavia, na segunda colocação, aparece o Volvo FH 540, com 2.295 unidades, reafirmando sua popularidade entre os extrapesados para transporte rodoviário de longa distância. Todavia, a terceira posição é ocupada pelo Mercedes-Benz Accelo 1017, com 1.860 unidades vendidas. Ou seja, mesmo com uma cabine mais antiga e estar dentro de um segmento até então pouco explorado, o modelo deixa para traz modelos como DAF e Scania.
Confira os 10 caminhões mais vendidos em maio
1. Volkswagen Delivery 11.180 - 589
2. Volvo VM 290 – 395
3. Volvo FH 540 - 380
4. Mercedes-Benz Accelo 1017 - 334
5. Volvo FH 460 - 307
6. Volkswagen Constellation 26.260 - 268
7. DAF XF 530 - 263
8. Volkswagen Constellation 17.210 – 243
9. Mercedes-Benz Atego 2429 – 239
10. Mercedes-Benz Accelo 1719 - 206
Os caminhões mais emplacados no acumulado*
1. Volkswagen Delivery 11.180 – 2.459
2. Volvo FH 540 – 2.295
3. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 1.860
4. Volvo VM 290 – 1.815
5. DAF XF 530 – 1.607
6. Volvo FH 460– 1.470
7. Scania 460 R– 1.329
8. Mercedes-Benz Atego 1719 – 1.208
9. Mercedes-Benz Atego 2429 – 1.174
10. Volkswagen Constellation 26.260 – 1.113
*Acumulado de janeiro a maio
Fonte: Fenabrave