Com os estoques de caminhões Euro 5 chegando ao fim, o mercado começa a mostrar os modelos Euro 6 que devem vigorar nas vendas a partir de agora. No segmento de leves, o ranking dos mais vendidos traz em destaque modelos das alemãs Volkswagen Caminhões e Mercedes-Benz. Assim, no topo aparece o VW Delivery 9.180, que substituiu o Delivery 9.170 Euro 5 em novembro. Este foi o caminhão leve mais vendido da categoria com 218 unidades.
LEIA MAIS
Andamos no Scania 560 G 8x4, novo caminhão off-road para mineração
Contran libera caminhão e carreta com maior comprimento
Scania 460 R Super ou R 450 Plus: qual caminhão é melhor negócio
Entretanto, no acumulado de 2023, o Delivery não é o líder de mercado. O modelo ocupa a 3ª posição, com 958 caminhões vendidos no acumulado. Outro que vem chamando a atenção no segmento é o Mercedes-Benz Accelo 817. O caminhão ocupa a 5ª posição no ranking de vendas. Mas, em novembro, foi o 2º mais vendido, com 139 emplacamentos. Dessa forma, tem 681 unidades no acumulado de janeiro a novembro.
Publicidade
VW Delivery 9.180 ganha na força
O Delivery ganhou novo motor de 180 cv e torque de 61,2 mkgf com faixa plana de torque 15% maior, segundo a Volkswagen. Para atender ao Proconve P8 (Euro 6), o motor Cummins ISF 3.8 tem sistema de emissões SCR. Além disso, a VWCO oferece duas opções de transmissão: manual de 6 velocidades ou automatizada. Esta última com chave seletora para mudança de marchas.
O VW Delivery 9.180 no pacote Prime, de entrada, é mais completo. Dessa forma, traz ar-condicionado e trio-elétrico. Assim como rádio com Bluetooth, banco do motorista com suspensão pneumática e revestimentos em couro sintético tudo de série. Por fim, tem DRL integrado aos faróis, luzes de posição e lanternas de LEDs e, no campo da segurança, traz de série assistente de partida em rampa e controles de estabilidade e de tração.
O caminhão ainda conta com novo quadro de instrumentos analógico com display central de 3,5" com mais de 70 funções. E o condutor poder personalizar conforme sua operação.
Mercedes Accelo levou o prêmio Estadão
O Mercedes-Benz Accelo 817 também traz motor mais potente e torque mais forte, frente ao seu antecessor. Nesse sentido, traz motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6. E oferece potência de 163 cv a 2.200 rpm, com torque de 62 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm. A geração passada Euro 5 contava com motor de 153 cv e 59 mkgf de torque.
O motor trabalha com o câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas. E pode ser oferecido em duas versões, automatizada e manual. O caminhão também traz ESC, luzes traseiras de frenagem de emergência (ESS). Assim como auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado. Por fim, o Accelo tem ABS (sistema antitravamento de rodas), ASR (controle de tração) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).
O caminhão, aliás, levou o troféu de Melhor Caminhão Leve na trilha do Estradão no Prêmio Mobilidade Estadão 2024.
Caminhões leves mais vendidos até novembro
- Mercedes-Benz Accelo 1016 - 34 (1.604)
- Volkswagen Delivery 9.170 - 16 (1.266)
- Volkswagen Delivery 9.180 – 218 (958)
- Mercedes-Benz Accelo 815 – 6 (842)
- Mercedes-Benz Accelo 817 - 139 (681)
- Iveco Tector 9.190 – 18 (479)
- Hyundai HD 80 - 16 (293)
- JAC IEV1200T - 39 (223)
- Volkswagen Delivery 6.170 - 15 (139)
- Iveco Daily 65-170 - 13 (100)