A Ford reforça sua gama de caminhões médios e semipesados com motores mais fortes e potentes em modelos que deverão, com o passar do tempo, substituir as opções já existentes com o motor de 290 cv. O estreante da linha, chamada de Cargo Power, é o C-2431, veículo 6x2 equipado com motor Cummins de 306 cv e torque de 1.100 Nm de 1.100 a 1.900 rpm associado à caixa de transmissão automatizada Torqshift de 10 marcas.
Segundo Nelson Palmério, gerente de engenharia da marca, para o conjunto não bastou somente uma nova calibração do motor, mas também reformulação nos sistemas de transmissão e refrigeração, filtros melhor dimensionados para os novos índices de desempenho, além de um turbocompressor com nova geometria. “Ainda que o motor mais potente tenha necessidade de mais combustível e ar, o desenvolvimento proporcionou uma combustão mais homogênea, o que também garante economia.”
O C-2431 é a ponta de lança da Ford Caminhões para abrir passagem para o C-1731 em versões rígida e cavalo-mecânico 4x2, o 2631 6x4, o 3131 6x4 e o inédito 3031 8x2.
Publicidade
Com o lançamento a Ford quer liderar o mercado no qual ela define como caminhões médios rígidos. A meta é buscar 25% de participação no segmento. Oswaldo Ramos, diretor de vendas e marketing da Ford Caminhões Brasil, prefere não estabelecer um prazo. “É uma estratégia que começamos a construir agora. Queremos deixar de brigar pelo segundo ou terceiro lugar e colocar foco no que temos de melhor para oferecer, caminhões médios 6x2.”
De acordo com Ramos, a escalada ao topo a que se impôs a fabricante é baseada na oferta de uma linha completa e atualizada, além do impulso que pode dar o aquecimento da economia. “Por enquanto, a maior demanda está no caminhão pesado, alavancado pelas commodities. Mas a produção industrial e o consumo estão reagindo. O caminhão médio é a ferramenta ideal para a diversidade de produtos manufaturados.”
O novo caminhão, garante a Ford, resolve uma equação de produtividade para o transportador. Com o desempenho melhorado na comparação com as opções de 290 cv, proporciona maior capacidade para retomadas e velocidades médias de cruzeiros mais elevadas. “É o veículo para atuar nas entregas com horas programadas”, resume Palmério.
Como promoção de lançamento, a Ford Caminhões ofertará o Cargo Power 2431 pelo mesmo preço do Cargo 2429 para as primeiras 500 unidades vendidas, volume de negócios para os próximos três meses, acredita Ramos.
Pela tabela Fipe, o modelo sai por volta de R$ 243.000. O transportador, no entanto, leva mais desempenho, economia e conforto com a caixa de TorqShift de 10 marchas, enquanto o 2429 passa a ser oferecido somente com transmissão manual de 6 marchas. “É um modelo para nicho, para aplicações específicas”, destaca Ramos. “O mercado irá nos dizer quando ele será totalmente substituído.”