A linha de caminhões Ford acaba de chegar a Portugal e Espanha. O primeiro modelo vendido nos países ibéricos é o Ford F-Max. O cavalo-mecânico foi eleito o Truck of the Year 2019, durante o Salão de Hanôver, na Alemanha. Trata-se do maior evento do setor no mundo.
A entrada dos caminhões da Ford na Europa não está a cargo da empresa norte-americana. A ação é fruto da união de concessionárias especializadas em veículos pesados dos dois países.
A iniciativa deu origem à F-Truck Automotive, que distribui os caminhões da Ford Otosan. A empresa turca é uma joint venture (empreendimento conjunto) entre a Ford Motors e a Koç Holding, com sede na Turquia.
Publicidade
O F-Max é um produto desenvolvido pela Ford Otosan. A companhia também atua na Rússia, com a marca Autotor, e na China, por meio da JMC.
Caminhões Ford disputarão mercado competitivo
As vendas dos caminhões da Ford nos países ibéricos começaram em outubro. A companhia espera conquistar 5% de participação do mercado de caminhões na Espanha. A estimativa é do CEO da F-Truck Automotive Hispana, Jose Luis Quero.
O mercado de caminhões na Europa é bastante disputado. Entre as rivais, a Ford Otosan disputará compradores com marcas como Volvo, Scania, Renault, Iveco, Mercedes-Benz, MAN e DAF.
Os planos da companhia incluem o ingresso em outros países europeus. Estão na mira mercados como
Alemanha, França e Itália, além dos países nórdicos.
Diretor-geral da Ford Trucks para a Europa, Sinan Kayhan diz que até 2021 serão 18 pontos de vendas nos países Ibéricos. Atualmente há 13 revendedores na região.
Ford F-Max já nasceu vencedor
O Ford F-Max foi o Caminhão Internacional do Ano de 2018. O modelo foi eleito por um júri formado por 23 jornalistas especializados em veículos comerciais de vários países.
O cavalo-mecânico disputou o posto com modelos de marcas de prestígio na Europa. Entre os destaques estava o Volvo FH / FM movido a gás natural liquefeito.
A premiação reconhece o melhor caminhão em aspectos como inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, consumo de combustível, impacto ambiental e custo total. O aspecto mais elogiado pelo júri foi a eficiência do F-Max.
O modelo se destacou por trazer tecnologias como o Eco-Roll, Controle de Cruzeiro Adaptável (ACC) e funções Predictive Cruise Control. baseadas em soluções do navegador GPS.
Motor tem 500 cv
O F-Max tem motor Ford Ecotorq Euro 6, de 6 cilindros em linha, 12,7 litros e 500 cv de potência. O câmbio é ZF TraXon, uma caixa automatizada de 12 velocidades.
A cabine leito chama a atenção pelo piso totalmente plano. São 2,5 metros de altura, sendo 2,16 m no interior do habitáculo, o que garante conforto para motorista e ajudante em viagens longas.
Ford Otosan
Os caminhões Ford vendidos na Europa são produzidos na Turquia pela Ford Otosan. A empresa tamb´m fabrica veículos comerciais leves da marca norte-americana. São eles: Tourneo, Transit, Transit Custom e Courier que também são vendidos na Europa.
A Ford Otosan (Ford Otomotiv Sanayi A.Ş.) é uma empresa de capital aberto. A Ford Motor Company tem metade das ações da companhia e a Koç Holding detém a outra metade.
A Ford Otosan, sendo uma das três maiores exportadoras da Turquia desde 2004. Em 2018 a empresa exportou veículos e peças de reposição para 94 países nos cinco continentes.
A companhia tem três fábricas na Turquia. Além disso, controla um centro de Pesquisa e Desenvolvimento e um armazém de peças em Istambul. No total, emprega quase 11.000 pessoas.
Fundada em 1959, a empresa tem capacidade para produzir 455 mil veículos comerciais, 75.mil motores e 140 mil transmissões por ano. Atualmente a Ford Otosna é o maior centro de produção de veículos comerciais da Ford na Europa.