Notícias

Caminhões Ford chegam a Portugal e Espanha

Primeiro dos caminhões Ford a desembarcar nos países ibéricos o F-Max ganhou o título de Truck of the Year 2019, durante o Salão de Hanôver, na Alemanha

Andrea Ramos

02 de dez, 2019 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

F-MAX
Crédito:FORD/DIVULGAÇÃO
Cavalo-mecânico F-Max é o primeiro dos caminhões Ford da nova empresa

A linha de caminhões Ford acaba de chegar a Portugal e Espanha. O primeiro modelo vendido nos países ibéricos é o Ford F-Max. O cavalo-mecânico foi eleito o Truck of the Year 2019, durante o Salão de Hanôver, na Alemanha. Trata-se do maior evento do setor no mundo.

A entrada dos caminhões da Ford na Europa não está a cargo da empresa norte-americana. A ação é fruto da união de concessionárias especializadas em veículos pesados dos dois países.

A iniciativa deu origem à F-Truck Automotive, que distribui os caminhões da Ford Otosan. A empresa turca é uma joint venture (empreendimento conjunto) entre a Ford Motors e a Koç Holding, com sede na Turquia.


Publicidade

O F-Max é um produto desenvolvido pela Ford Otosan. A companhia também atua na Rússia, com a marca Autotor, e na China, por meio da JMC.

Caminhões Ford disputarão mercado competitivo

As vendas dos caminhões da Ford nos países ibéricos começaram em outubro. A companhia espera conquistar 5% de participação do mercado de caminhões na Espanha. A estimativa é do CEO da F-Truck Automotive Hispana, Jose Luis Quero.

O mercado de caminhões na Europa é bastante disputado. Entre as rivais, a Ford Otosan disputará compradores com marcas como Volvo, Scania, Renault, Iveco, Mercedes-Benz, MAN e DAF.


Os planos da companhia incluem o ingresso em outros países europeus. Estão na mira mercados como
Alemanha, França e Itália, além dos países nórdicos.

Diretor-geral da Ford Trucks para a Europa, Sinan Kayhan diz que até 2021 serão 18 pontos de vendas nos países Ibéricos. Atualmente há 13 revendedores na região.


 

Ford F-Max já nasceu vencedor

O Ford F-Max foi o Caminhão Internacional do Ano de 2018. O modelo foi eleito por um júri formado por 23 jornalistas especializados em veículos comerciais de vários países.

O cavalo-mecânico disputou o posto com modelos de marcas de prestígio na Europa. Entre os destaques estava o Volvo FH / FM movido a gás natural liquefeito.


A premiação reconhece o melhor caminhão em aspectos como inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, consumo de combustível, impacto ambiental e custo total. O aspecto mais elogiado pelo júri foi a eficiência do F-Max.

O modelo se destacou por trazer tecnologias como  o Eco-Roll, Controle de Cruzeiro Adaptável (ACC) e funções Predictive Cruise Control. baseadas em soluções do navegador GPS.

Motor tem 500 cv

O F-Max tem motor Ford Ecotorq Euro 6, de 6 cilindros em linha, 12,7 litros e 500 cv de potência. O câmbio é ZF TraXon, uma caixa automatizada de 12 velocidades.


A cabine leito chama a atenção pelo piso totalmente plano. São 2,5 metros de altura, sendo 2,16 m no interior do habitáculo, o que garante conforto para motorista e ajudante em viagens longas.

Ford Otosan

Os caminhões Ford vendidos na Europa são produzidos na Turquia pela Ford Otosan. A empresa tamb´m fabrica veículos comerciais leves da marca norte-americana. São eles: Tourneo, Transit, Transit Custom e Courier que também são vendidos na Europa.

A Ford Otosan (Ford Otomotiv Sanayi A.Ş.) é uma empresa de capital aberto. A Ford Motor Company tem metade das ações da companhia e a Koç Holding detém a outra metade.


A Ford Otosan, sendo uma das três maiores exportadoras da Turquia desde 2004. Em 2018 a empresa exportou veículos e peças de reposição para 94 países nos cinco continentes.

A companhia tem três fábricas na Turquia. Além disso, controla um centro de Pesquisa e Desenvolvimento e um armazém de peças em Istambul. No total, emprega quase 11.000 pessoas.

Fundada em 1959, a empresa tem capacidade para produzir 455 mil veículos comerciais, 75.mil motores e 140 mil transmissões por ano. Atualmente a Ford Otosna é o maior centro de produção de veículos comerciais da Ford na Europa.


Deixe sua opinião