Aline Feltrin

14/06/2023 - 5 minutos de leitura.

Caminhões elétricos: Volvo inicia testes no Brasil

Testes de caminhões elétricos no País fazem parte da estratégia da Volvo para zerar as emissões de poluentes no setor de transporte

A marca sueca quer saber quais são os benefícios dessa tecnologia na prática Crédito: Divulgação/Volvo

A Volvo deu início aos testes de caminhões elétricos pesados no Brasil. Conforme a marca, o FM Electric está em operação em empresas de transporte de várias regiões do País. Assim, o objetivo da marca é coletar informações para entender como esses caminhões se comportam. Vale relembra que a Volvo apresentou o cavalo-mecânico ao público durante a Fenatran, em 2022.

Ou seja, a marca aproveitou a feira para convidar clientes a conhecerem e testarem seus caminhões elétricos. Conforme o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, os primeiros relatos são positivos. "Além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista."

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De acordo com a empresa, nessa primeira fase os caminhões elétricos estão em testes em aplicações específicas. Depois, gradualmente, a Volvo vai expandir a oferta da tecnologia no Brasil. Assim, nas rotas atuais há trechos em perímetros urbanos, bem como rodoviários. Dessa maneira, é possível avaliar as demandas de cada transportador.

Caminhão Volvo FM Electric pode ter até seis pacotes de baterias e autonomia de 300 km; Foto: Volvo

Autonomia do caminhão elétrico

Seja como for, na maioria das vezes os caminhões elétricos fazem embarques nas unidades produtivas e levam a carga para centros de distribuição. Assim como para destinos finais. Conforme a Volco, o cavalo-mecânico FM Electric tem potência de 490 kWh, equivalentes a pouco mais de 660 cv. Por sua vez, o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de até 44 toneladas.


Além disso, os caminhões elétricos têm três motores elétricos e até seis baterias. Nesse caso, a capacidade e de 540 kWh) e a autonomia chega a 300 km. Portanto, trata-se de um modelo focado em operações sobretudo no entorno de grandes centros urbanos. Assim, as baterias podem ser recarregadas em estações rápidas no próprio pátio da transportadora.

De acordo com a Volvo, dependendo do caso, a recarga leva de 1h30 a 8h. Ou seja, conforme o tipo de carregador e a quantidade de baterias. Vale lembrar que o FM Electric tem sistema de freios do tipo regenerativo. Portanto, gera eletricidade nas desacelerações e frenagens. E, como o nível de ruído é baixo e não há emissões, pode ser utilizado em locais fechados, como galpões e armazéns, por exemplo.

Modelo da linha de caminhões elétricos foi apresentado na Fenatran; Foto: Andrea Ramos/Estradão

Descarbonização

Conforme a Volvo, a meta é reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030. Em seguida, chegar a 100% até 2040. Atualmente, a marca sueca tem quase 5 mil caminhões elétricos circulando em vários países do mundo.

Assim, o Brasil está nos planos da Volvo para ampliar sua presença global no segmento. De acordo com Lirmann, "o início dos testes do Volvo FM Electric no Brasil é, portanto, mais um passo da jornada global rumo à descarbonização do setor."

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