Uma nova proposta legislativa nos Estados Unidos pretende criar um imposto específico para veículos elétricos, incluindo caminhões, com o objetivo de garantir que eles contribuam para a manutenção das rodovias do país. A senadora Deb Fischer e o congressista Dusty Johnson, ambos do Partido Republicano, apresentaram o projeto de lei Fair Sharing of Highways and Roads for Electric Vehicles Act (Lei de Partilha Justa de Rodovias e Estradas para Veículos Elétricos) na Câmara e no Senado.
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O financiamento das estradas federais nos EUA ocorre principalmente por meio do Highway Trust Fund (HTF), que recebe recursos do imposto federal sobre combustíveis. Atualmente, o país taxa cada galão de gasolina (de 3,7 litros) em 18,3 centavos de dólar e o de diesel em 24,3 centavos. Porém, como os veículos elétricos não utilizam nenhum dos dois combustíveis, eles não pagam essa taxa.
A proposta pode criar um novo formato de taxação para modelos elétricos, aplicando-o diretamente aos fabricantes. O projeto de lei prevê, por ora, o estabelecimento de uma taxa única de US$ 1.000 (cerca de R$ 5.709) para cada veículo elétrico ou uma cobrança de US$ 550 (R$ 3.140) para cada módulo de bateria que pese mais de 1.000 libras (453,5 kg).
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Argumento de defesa
O principal argumento dos defensores da medida é que os veículos elétricos, devido ao peso elevado de suas baterias, causam maior desgaste nas rodovias. Segundo a senadora Fischer, é necessário garantir que esses veículos contribuam para a manutenção da infraestrutura, assim como os modelos movidos a combustíveis fósseis.
De acordo com o website Truckinginfo, a proposta já tem o apoio de entidades americanas ligadas ao setor de transportes, como a American Trucking Associations (ATA) e a Owner-Operator Independent Drivers Association (OOIDA), que representam frotistas e motoristas autônomos.
Conforme citado pela publicação, a ATA ressaltou que a indústria de caminhões é a principal financiadora do HTF, respondendo por quase metade das receitas. No entanto, o setor representa apenas 4% dos veículos que circulam pelas rodovias dos EUA.
A OOIDA, por sua vez, apontou que os caminhoneiros estão frustrados com o fato de que veículos elétricos utilizam as rodovias sem contribuir financeiramente para sua manutenção.