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Caminhões elétricos Freightliner têm recall nos EUA por risco de perda de tração

Caminhões elétricos Freightliner feitos entre 2020 e 2025 podem ter defeitos nos módulos de distribuição de energia que levam perda de tração

Thiago Vinholes

21 de fev, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Freightliner, caminhões elétricos
Freightliner eCascadia
Crédito:Freightliner/Divulgação

A Daimler Truck North America anunciou um recall de caminhões elétricos nos Estados Unidos. O chamado envolve 810 modelos das linhas Freightliner eCascadia e eM2, que podem apresentar defeitos que causam perda de tração das rodas. A correção nos veículos é uma exigência do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a agência de transporte do país.

A NHTSA informou que os caminhões chamados no recall podem apresentar problemas de montagem nos módulos de distribuição de energia (EVDM, na sigla em inglês). Isso pode fazer com que os circuitos elétricos do sistema se desconectem e interrompam o funcionamento da tração nas rodas.

Ainda de acordo com a agência americana, os efeitos da falha no EVDM nos veículos variam conforme os circuitos desconectados. O pior cenário é a perda de tração, que pode prejudicar o controle do caminhão a aumentar o risco de acidente.


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Além disso, a NHTSA relatou que várias mensagens e luzes indicadoras no painel de instrumentos podem preceder a falha antes dos caminhões elétricos perderem a energia no eixo de tração.

Solução em desenvolvimento

Em veículos elétricos, o módulo de distribuição e energia é o dispositivo que gerencia e distribui a eletricidade vinda da bateria para os diferentes sistemas do veículo, como o motor, equipamentos e acessórios. Ou seja, é a principal conexão entre a fonte de energia e os recursos eletrônicos do veículo.

Freightliner,
Freightliner EM2 - Freightliner/Divulgação

Conforme o NHTSA, o recall abrange caminhões eCascadia produzidos entre 11 de agosto de 2020 e 13 de janeiro de 2025 e os Freightliner EM2 feitos entre 12 de abril de 2021 e 16 de janeiro de 2025.

A fabricante notificará os proprietários dos caminhões chamados em 31 de março de 2025. A empresa está desenvolvendo a solução para o problema.

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