Dois protótipos do eActros 600, caminhão elétrico de longo alcance da Mercedes-Benz, encerraram na última segunda-feira (29) uma viagem de mais de 15.000 quilômetros pela Europa. De acordo com o fabricante alemão, os veículos concluíram a jornada de 45 dias "sãos e salvos" após percorrerem 22 países. O tour de demonstração começou e terminou na sede da montadora, em Frankfurt am Main, na Alemanha.
- VEJA MAIS:
- Chassi Iveco Bus a gás chega ao Brasil na próxima semana
- Caminhões Scania já rodam na Europa com o novo painel
- IA cria caminhão Audi em exercício de estilo
A Mercedes-Benz promoveu a longa viagem para demonstrar a autonomia do novo caminhão elétrico e sua facilidade de recarga na Europa. Assim, a rota dos protótipos incluiu passagens pelos pontos mais setentrionais e meridionais da Europa Continental: Cabo Norte, na Noruega, e Tarifa, na Espanha.
Os caminhões envolvidos no tour possuem três conjuntos de baterias com capacidade combinada de 621 kWh. O itinerário incluiu paradas a cada 500 km para recarregar os acumuladores de energia em postos públicos. Segundo o fabricante, os protótipos percorreram 15.269 km e 15.939 km, respectivamente. Além disso, os veículos foram conduzidos por motoristas e jornalistas de 20 países europeus. Cada eActros 600 tinha um peso total de reboque de 20 toneladas.
Publicidade
Christof Weber, chefe de testes globais da Mercedes-Benz Trucks, afirmou que a viagem pela Europa demonstrou a viabilidade do eActros 600. “Mesmo que nossas experiências com paradas de recarga tenham variado muito em alguns casos, ficou claro que o transporte elétrico de longa distância com bateria é viável. O alcance de 500 quilômetros do eActros 600 sem recarga intermediária sempre foi um fator de planejamento confiável.”
Mercedes-Benz eActros 600 é elétrico para longas distâncias
Um caminhão do mesmo porte do eActros 600, mas com motor a diesel, percorre mais de 1.000 km até esgotar o combustível. Em contrapartida, o modelo elétrico tem metade dessa autonomia (523 km). No entanto, a empresa alemã não vê essa limitação como um impedimento para introduzir o novo produto no mercado europeu.
De acordo com a Mercedes-Benz, aproximadamente 60% das viagens de longa distância feitas por seus clientes na Europa têm menos de 500 km. Além disso, a fabricante informa que a infraestrutura de eletropostos e os pontos de carga e descarga na região já adequam-se para receber o eActros 600.
O caminhão alemão é impulsionado por dois motores elétricos localizados no eixo traseiro, conectados a uma transmissão automática de quatro marchas. Segundo a Mercedes-Benz, o conjunto entrega 536 cv continuamente e pode alcançar picos temporários de 804 cv.
Um carregador CCS de alta capacidade, com até 400 kW, serve para repor a carga das baterias do caminhão. Com esse sistema, o conjunto restaura de 20% a 80% da energia em cerca de 30 minutos, segundo o fabricante. O novo veículo pesado da Mercedes-Benz também está preparado para utilizar estações de carregamento MCS, ainda mais potentes, de 1 megawatt. No entanto, por ora esse tipo de sistema está disponível apenas em ambientes de teste.
A Mercedes-Benz ainda não divulgou números sobre a rentabilidade do eActros 600 na comparação com modelos equivalentes com motor a diesel. Contudo, a fabricante informa que pode estabelecer novos padrões no segmento, substituindo a maioria dos modelos convencionais de transporte de longo curso na Europa.
A produção do eActros 600 está programada para começar ainda em 2024. Será o terceiro caminhão elétrico da Mercedes-Benz na Europa, onde já são oferecidos os eActros 300 e eActros 400.