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Caminhões elétricos da JAC Motors começam a rodar na frota da PepsiCo

O iE1200T da JAC Motors é o primeiro caminhão elétrico para operações urbanas disponível para a venda no Brasil

Redação

22 de jan, 2021 · 4 minutos de leitura.

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JAC Motors
Crédito:JAC Motors

A JAC Motors entregou nesta semana dez caminhões elétricos iE1200T para a PepsiCO. Eles vão rodar em operações urbanas na cidade de São Paulo. E, de acordo com a JAC Motors, há a possibilidade de a gigante do setor alimentício substituir gradativamente a frota com motor a diesel por elétricos.

Com a aquisição, a PepsiCo quer reduzir as emissões de CO2 em suas operações logísticas. Um caminhão movido a diesel, de acordo com a JAC Motors, emite 500g de CO2 por km rodado e um elétrico não emite nenhum poluente.

A marca chinesa também entregou nesta semana uma unidade do caminhão elétrico para a DHL. O modelo vai operar em testes


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Desde o lançamento do iE1200T, em setembro de 2020, a JAC vendeu 100 unidades. Na lista de compradores, além da PepsiCo e da DHL, estão as empresas Porto Seguro, Carrefour, Entrevias, CPFL e Enel.

O iE1200T é o primeiro caminhão elétrico para operações urbanas à venda no Brasil. Tem peso bruto total (PBT) de 7,5 toneladas e autonomia de 250 km quando roda com 2 t de carga líquida. Mas se carregar 4 t,  a autonomia cai para 180 km.

A também chinesa BYD oferece um caminhão elétrico mais pesado, com 21 t de PBT. O T8 4x2 é ideal para coleta de resíduos.


Parceria: FNM e AMBEV       

Também nesta semana, a Ambev fechou a compra de mais veículos elétricos. Desta vez, encomendou mil vans e caminhões elétricos da Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM). A previsão é que esses veículos sejam entregues até o fim de 2023.

A FNM produz esses veículos em uma área da montadora Agrale, em Caxias do Sul (RS).

Além disso, a Ambev já tinha fechado a encomenda de 1,6 mil unidades do e-Delivery. O caminhão elétrico da VWCO começa a ser produzido neste ano. A entrega das 100 primeiras unidades ocorrerá no segundo semestre.


De acordo com a FNM, os caminhões deixarão de emitir 126 mil quilos de CO2 por ano. Os veículos rodarão nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro.

Além disso, eles têm autonomia de 100 km por dia. Portanto, serão recarregados nos centros de distribuição da AMBEV.


O modelo escolhido pela Ambev é o o FNM 833 (foto acima) que tem 18 toneladas de PTB e comprimento, de 7,2 m. Seu motor elétrico tem potência equivalente a 355 cv.

 

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