Mercado

Caminhões e ônibus elétricos e a gás têm forte desaceleração no fim do ano

Setor avança no acumulado; porém, outubro registra quedas importantes e evidencia contrastes entre caminhões e ônibus elétricos e a gás

Andrea Ramos

21 de nov, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Caminhões e ônibus elétricos e a gás
FM_ELECTRIC_100Eletrico_Rodolfo_Buhrer_064
Crédito:Volvo/Divulgação
Caminhões e ônibus elétricos e a gás

O mercado brasileiro de caminhões e ônibus elétricos e a gás avançou ao longo de 2025, porém terminou outubro com sinais claros de desaceleração. De acordo com dados da Anfavea e da Fenabrave, o segmento ainda mostra expansão no acumulado do ano, mas os desempenhos mensais revelam um cenário mais desafiador quando comparado a setembro e ao mesmo período de 2024.

Assim, entre janeiro e outubro, foram licenciados 641 ônibus elétricos, número muito superior às 271 unidades registradas em 2024. Entretanto, os caminhões elétricos somaram 282 unidades, ainda abaixo das 396 de 2024. Mas com recuperação gradual ao longo do ano. Ademais, os veículos a gás atingiram 620 emplacamentos, praticamente dobrando os volumes do ano passado.

VEJA MAIS:

Desempenho dos caminhões elétricos cai em outubro

Segundo a Fenabrave, outubro registrou 14 caminhões elétricos vendidos, queda de 51,7% frente a setembro (29 unidades). Além disso, quando comparado com outubro de 2024, o recuo também impressiona, de 48,1%.

No acumulado de janeiro a outubro, o segmento totaliza 282 caminhões elétricos, resultado ainda 28,7% abaixo das 396 unidades registradas no ano anterior. O cenário reflete o impacto dos juros elevados e a ausência de programas de incentivo com a mesma intensidade observada em ônibus urbanos.


Ônibus elétricos seguem em forte expansão no acumulado

Ao contrário dos caminhões, o setor de ônibus mantém crescimento expressivo no acumulado. Em outubro, foram licenciadas 87 unidades, um aumento importante frente às 42 de setembro, com crescimento de 107,1%. Já o acumulado do ano permanece extremamente favorável. Ou seja, com 641 ônibus elétricos entre janeiro e outubro, contra apenas 271 em 2024, avanço superior a 136%. Importante ressaltar que grande parte desse volume foi destinada à capital paulista, hoje dona da maior frota de ônibus elétrico, somando 1 mil unidades.

Além disso, fabricantes como Induscar, Mercedes-Benz e BYD puxam as vendas. E ampliam sua presença nos principais corredores metropolitanos.

Caminhões e ônibus elétricos e a gás
Mesmo com um mercado mais restrito, Scania conseguiu fazer boas vendas dos modelos a gás em 2025

Veículos a gás dobram de volume em 2025

O segmento de caminhões e ônibus a gás segue em forte expansão. Até setembro, a Anfavea registrava 620 unidades emplacadas, contra 291 no mesmo período de 2024. Registrando uma alta de 100,7%.

Ademais, o gás natural ganhou força em operações pesadas. Sobretudo em rotas de cana-de-açúcar, madeira, combustíveis e longa distância, onde grandes transportadoras vêm ampliando testes e renovações de frota com foco em redução de CO₂.


Ranking de caminhões elétricos no acumulado de 2025

  1. JAC – 121 (42,9%)
  2. VW Caminhões e Ônibus – 81 (28,7%)
  3. Tesla – 23 (8,1%)
  4. Foton – 15 (5,3%)
  5. Sany – 13 (4,6%)
  6. Nanjing – 11 (3,9%)
  7. Mercedes-Benz – 7 (2,4%)
  8. XCMG – 3 (1,0%)
  9. Agrale – 1 (0,35%)
  10. Fuso – 1 (0,35%)
  11. Higer – 1 (0,35%)
  12. Scania – 1 (0,35%)

Ranking de ônibus elétricos no acumulado de 2025

  1. Induscar – 224 (34,95%)
  2. Mercedes-Benz – 199 (31,05%)
  3. BYD – 142 (22,15%)
  4. Higer – 28 (4,37%)
  5. Marcopolo – 10 (1,56%)
  6. Ankai – 9 (1,40%)
  7. VW Truck & Bus – 5 (0,78%)
  8. Scania – 1 (0,16%)
  9. Volvo – 1 (0,16%)

Fonte: Fenabrave

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião