O mercado brasileiro de caminhões e ônibus é dominado pelos veículos a diesel. Mas entre janeiro e abril de 2025, os números indicam que opções mais sustentáveis, como elétricos e veículos a gás, começam a conquistar seu espaço, ainda que de forma tímida.
Dessa forma, neste primeiro quadrimestre do ano, a indústria licenciou 44.230 unidades a diesel. O que representa 98,7% do total de veículos pesados vendidos no País, conforme dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
VEJA MAIS:
- VW vê demanda maior do agro por caminhões pesados, mas juros travam
- Venda de caminhões usados cresce em 2025 com domínio da Mercedes-Benz
- Com juros altos, transportadores adiam compra de caminhões; veja alternativas
Todavia, apesar da hegemonia, o segmento de caminhões e ônibus elétricos mostra sinais de crescimento. No mesmo período, 383 unidades elétricas foram emplacadas. Ou seja, o equivalente a 0,9% do mercado. Seja como for, o número já supera o volume registrado durante o mesmo período em 2024, quando foram comercializados 275 caminhões e ônibus com a tecnologia.
Crescimento é discreto, mas constante
Assim, o destaque positivo fica para os veículos elétricos, cuja participação no mercado vem oscilando positivamente ao longo dos meses. Em janeiro de 2025, por exemplo, os elétricos responderam por 1,2% dos licenciamentos — o maior índice mensal registrado até agora. A expansão, embora modesta, reflete o interesse crescente de empresas de logística e prefeituras por soluções de transporte mais limpas. Especialmente para frotas urbanas e transporte coletivo.
Já os veículos a gás mantêm um desempenho estável. De janeiro a abril de 2025, foram 219 unidades licenciadas, com participação de 0,5%. Em 2024, o total foi de 291 veículos (0,2%) durante todo o ano.

Transição energética no transporte pesado
Apesar dos números modestos, o setor começa a se mover em direção a alternativas ao diesel. Nesse sentido, a adoção de veículos elétricos e a gás deve se acelerar nos próximos anos. Afinal, políticas ambientais aumentam a demanda de grandes empresas por soluções sustentáveis.
Porém, para impulsionar as vendas por entre os desafios que ainda precisam ser superados estão a ampliação da infraestrutura de recarga para veículos elétricos, o custo inicial elevado e a maior oferta de modelos no mercado nacional. Além disso, no gás os corredores azuis ainda estão em expansão.
Confira as marcas de caminhões elétricos mais vendidos no acumulado
1. JAC Motors – 49
2. VW Caminhões e Ônibus – 39
3. Tesla - 16
4. Foton - 8
5. Nanjing - 6
6. Higer – 1

Confira as marcas de ônibus elétricos mais vendidos no acumulado
1. Induscar – 94
2. BYD – 76
3. Mercedes-Benz - 50
4. Higer - 10
5. Ankai - 9
6. Volkswagen Caminhões e Ônibus – 3
7. Scania – 1
Fonte: Fenabrave