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Caminhões do aeroporto de Guarulhos passam a usar “diesel verde”

Caminhões de serviço da BR Aviation usados no Aeroporto Internacional de Guarulhos rodam com uma mistura de diesel com HVO

Thiago Vinholes

24 de jan, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Vibra, diesel verde
Os caminhões da BR Aviation no Aeroporto de Guarulhos usam diesel adicionado com HVO
Crédito:Vibra/Divulgação

A BR Aviation, unidade de negócios da Vibra, iniciou em dezembro de 2024 a operação de caminhões no Aeroporto Internacional de Guarulhos utilizando uma mistura de Diesel Renovável HVO, também conhecido como "diesel verde".

A Vibra afirma que a utilização do HVO, já implementado na frota do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, pode reduzir até 90% das emissões de gases de efeito estufa no ciclo de produção e uso, comparado ao uso do diesel sem a adição do combustível renovável.

O diesel utilizado nos caminhões em Guarulhos contém 10% de HVO. Ademais, vale lembrar que o combustível, no Brasil, ainda contém 14% de biodiesel. De acordo com a Vibra, o emprego do diesel verde não exige adaptações ou mudanças nos tanques e motores dos veículos.


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Ao abastecer os caminhões com diesel adicionado de HVO, a Vibra espera reduzir cerca de 80 milhões de toneladas das emissões de CO2 no aeroporto de Guarulhos por ano.

Além disso, Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B e Aviação da Vibra, afirmou que é possível acrescentar qualquer proporção de HVO ao diesel regular. "Com essa alternativa nossos clientes podem implementar metas graduais de descarbonização de suas operações."

"Diesel verde" é feito de óleos vegetais e gordura animal

O HVO (Hydrotreated Vegetable Oil/Óleo Vegetal Hidrotratado) é um biocombustível, chamado de “diesel verde” porque usa matérias-primas renováveis de descarte, como óleos vegetais e gorduras animais. Essas fontes se transformam em combustível por meio do processo de hidrogenação, que trata os materiais em câmaras com hidrogênio em alta pressão.


Cabe destacar que o HVO é diferente do biodiesel. Este exige um processo de produção mais complexo, chamado transesterificação, que envolve a solução de biomassa com um álcool e um agente catalisador. A fabricação gera o combustível e glicerina como subproduto.

A produção de HVO utiliza matérias-primas com padrões específicos, pois o processo de hidrogenação exige insumos mais puros. Em contrapartida, o biodiesel aproveita diversos óleos e gorduras, mesmo com impurezas.

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