Neste ano, o Euro NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos novos na Europa, lançou uma categoria para caminhões. Assim, tal como é feito com os carros, o Truck Safe classifica os veículos pesados atribuindo notas em testes de segurança.
Pois, nesta primeira temporada de crash tests, o programa avaliou caminhões de variadas marcas. Aliás, a lista tem modelos à venda no Brasil. Dos nove caminhões testados, FH Aero e FM, ambos da Volvo, ganharam a classificação máxima de cinco estrelas. Enquanto isso, o Iveco S-Way recebeu apenas uma estrela (veja a lista abaixo).
Visão Zero
Assim como é feito com os automóveis há 30 anos, o Euro NCAP pretende contribuir e ajudar a elevar os padrões de segurança entre os caminhões. Para isso, avalia e classifica o desempenho de segurança ativa e passiva. Em 2020, lançou um programa para veículos comerciais. E, neste ano, estreou a categoria de caminhões como parte da missão de atingir a "Visão Zero", ou seja, eliminar todas as fatalidades e ferimentos graves no trânsito.
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Os benefícios de acertar na segurança
Devido ao tamanho e peso dos caminhões, os acidentes são os mais graves. Embora esses veículos representem menos de 3% da frota de trânsito na Europa, são responsáveis por 15% das fatalidades em acidentes. Além disso, apenas 11% das vítimas de acidentes envolvendo veículos pesados de carga são ocupantes de caminhões. Os 89% restantes são ocupantes de veículos menores.
Todavia, estima-se que 95% dos bens que circulam pela Europa vão de caminhões. Portanto, é importante que o setor mostre que oferece veículos seguros. E que não representam ameaça a outros usuários das estradas.
Dessa forma, conforme a organização Euro NCAP, medidas objetivas do desempenho de segurança de veículos pesados passam a permitir que todas as partes interessadas que dependem do setor de transporte selecionem os caminhões mais seguros. Do mesmo modo, contribuam para a redução do custo social do transporte rodoviário, ao mesmo tempo em que ajudam a gerar melhores resultados comerciais.
Assim, o programa Truck Safe visa contribuir com autoridades rodoviárias, transportadores, motoristas, seguradoras. Bem como com os próprios fabricantes de caminhões que desejam que seus produtos sejam transportados com segurança.
Os protocolos de teste
O primeiro grupo a ser testado sob os protocolos Truck Safe reuniu nove caminhões dos pesados de longa distância. Ou seja, os modelos selecionados representam 95% dos caminhões que estão atualmente nas estradas da Europa.
Seja como for, os protocolos de teste do Euro NCAP medem a segurança do veículo em todo o ciclo de vida de um acidente. Todavia, esta avaliação específica contou com o chamado Estágio da Segurança. Ou seja, que foca no tempo antes de um acidente com ênfase na direção segura, bem como a intervenção do sistema de segurança ativa antes de um incidente. Assim como prevenção de colisão pós-acidente.
Além disso, uma pontuação em porcentagem ainda é concedida para desempenho durante cada estágio. Dessa forma, a soma determina a classificação geral que parte de uma até cinco estrelas.
As categorias avaliadas
Condução segura
Monitoramento de ocupantes, envolvimento do motorista, visão e assistência ao veículo;
Prevenção de colisões
Desempenho do ADAS na prevenção de colisões frontais, mudanças de faixa e manobras em baixa velocidade;
Segurança após o acidente
Em outras palavras, o relatório reúne informações de resgate e facilidade de extração no pós-acidente. Todavia, além de classificar o caminhão, o Euro NCAP também introduziu uma acreditação CitySafe adicional. Ou seja, concedida a veículos que apresentam tecnologias ou bom design que podem evitar acidentes.
Como sistema de frenagem de emergência automatizado caso obstáculos como pessoas ou ciclistas sem visibilidade sejam detectadas quando os veículos fazem curvas em cruzamentos. Nesse sentido, dos nove caminhões avaliados, quatro receberam a acreditação CitySafe.
Confira o desempenho dos caminhões cinco estrelas
Caminhão: Volvo FH Aero
TRUCK SAFE Classificação: ★★★★★
CitySafe: Sim
Direção Segura – 80%
Prevenção de Colisões – 89%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: “O Volvo FH é uma excelente escolha segura. Ou seja, com boa visão direta e frente é aerodinâmica. Combinado com sistemas de assistência muito bons, isso produz uma pontuação muito boa de Direção Segura. Além disos, o modelo alcança uma pontuação muito boa em Prevenção de Colisões, com todos os sistemas avaliados pelo Euro NCAP disponíveis. Incluindo frenagem automatizada para proteger ciclistas onde caminhões cruzam seu caminho. Como um caminhão de rodovia, sua boa visão direta combinada com AEB muito bom para usuários vulneráveis da estrada também rende ao Volvo FH nossa acreditação CitySafe junto com suas cinco estrelas. Assim, o modelo é uma excelente escolha para operações que exigem entregas ocasionais na cidade.”
Caminhão: Volvo FM
Truck SAFE Rating: ★★★★★
CitySafe: Sim
Direção Segura – 87%
Prevenção de Colisões – 89%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: “O Volvo FM foi testado como versão do FH Aero. Mas oferece uma cabine mais baixa para melhorar a visão. É uma excelente escolha para um veículo no setor de frotas. Combinado com sistemas de assistência muito bons, isso rendeu boa pontuação de Direção Segura. Do mesmo modo, em Prevenção de Colisões, com todos os sistemas avaliados pelo Euro NCAP disponíveis. O que inclui frenagem automatizada para proteger ciclistas. Ademais, sua visão direta, combinada com AEB, é muito boa para usuários vulneráveis da estrada. O que rende ao Volvo FM uma classificação de cinco estrelas e também obtém nossa acreditação CitySafe, tornando-o uma excelente escolha para operações combinadas na cidade e na rodovia.”
O desempenho dos modelos quatro estrelas
Caminhão: Renault Trucks T
Classificação de segurança do caminhão: ★★★★☆
CitySafe: Não
Condução segura – 72%
Prevenção de colisões – 70%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: “O Renault Trucks T obteve classificação quatro estrelas devido, em grande parte, aos seus sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) de alta qualidade. Assim, obtendo pontos relacionados à direção segura e prevenção de colisões. A maioria dos quais é um equipamento de série. Ele é mais limitado em seu desempenho de visão direta, o que o torna mais adequado para a rodovia do que para a cidade.”
Caminhão: Scania G-series
Truck SAFE Rating: ★★★★☆
CitySafe: Sim
Direção Segura – 71%
Prevenção de Colisões – 62%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: “O Scania G-series foi testado como uma versão do R. Todavia, o Scania G se beneficia de uma cabine mais baixa, melhorando a visão. O veículo tem um desempenho sólido com uma abordagem equilibrada entre Direção Segura e Prevenção de Colisões. Ele está disponível com quase todos os sistemas de assistência ao motorista que o Euro NCAP considera e eles têm um bom desempenho. Mas muitos desses sistemas são opções de custo adicional. Os fundamentos da visão são bons e se beneficiam da menor altura de montagem da cabine. O resultado final ainda é limitado pela falta de um sistema de monitoramento de câmera. Seu desempenho de Prevenção de Colisões é bom na maioria das áreas, e o AEB VRU combinado com boa visão lhe rende nossa acreditação CitySafe. No geral, é uma escolha segura no uso misto, urbano e rodoviário.”
Caminhões avaliados com três estrelas
Caminhão: DAF XF
Truck Safe: ★★★☆☆
CitySafe: Sim
Condução Segura – 85%
Prevenção de Colisões – 35%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: “O DAF XF atinge um desempenho de Condução Segura que é líder da classe para uma cabine de longo curso de piso plano. Seu desempenho de visão se destacou. Conta com janelas amplas. Além disso, é equipado com um sistema AEB que funciona moderadamente bem para colisões dianteiras e traseiras com veículos e colisões frontais com pedestres e ciclistas. Seu desempenho em tipos de colisões urbanas rende nosso prêmio CitySafe e sólidas 3 estrelas no geral. Portanto, é uma boa escolha para o setor de longo curso, onde a operação pode exigir a entrada em cidades.”
Caminhão: MAN TGX
Truck SAFE Rating: ★★★☆☆
CitySafe: Não
Condução Segura – 56%
Prevenção de Colisões – 60%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: “A MAN recusou a oportunidade de fornecer um veículo para teste. Apesar disso, o Euro NCAP conseguiu obter, testar e classificar o mais recente modelo compatível com GSR2, equipado com todas as opções de segurança relevantes. O TGX oferece um sólido desempenho de segurança de três estrelas, bem equilibrado entre Condução Segura e Prevenção de Colisões. Mas seu desempenho de visão direta é ruim, pontuando zero em nossa classificação. No entanto, ele está disponível opcionalmente com um excelente sistema de monitoramento de câmera, que fornece visão aprimorada ao motorista. Ele fornece uma gama muito boa de tecnologias de prevenção de colisões com um sistema de suporte de faixa de alto desempenho.”
Menores notas de avaliação
Scania R-series
Classificação de caminhão SAFE: ★★★☆☆
CitySafe: Não
Condução segura – 64%
Prevenção de colisões – 62%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: “O Scania R-series está disponível com quase todos os sistemas de assistência ao motorista que o Euro NCAP considera e eles geralmente têm um bom desempenho. Mas muitos desses sistemas são opções de custo adicional. Os fundamentos da visão são bons, mas o resultado final é limitado por obstruções de espelhos convencionais. Seu desempenho ADAS é bom na maioria das áreas. No entanto, falta alguma funcionalidade para proteger usuários vulneráveis da estrada. No geral, é uma boa opção, especialmente para operações em rodovias.”
Caminhão: Mercedes-Benz Actros L
Truck SAFE Rating: ★★★☆☆
CitySafe: Não
Condução Segura – 72%
Prevenção de Colisões – 51%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: “A Daimler Trucks recusou a oportunidade de fornecer um veículo para teste. Mesmo assim, o Euro NCAP testou e classificou o veículo mais recente e bem especificado disponível. Ou seja, um veículo registrado em julho de 2024. O fabricante nos informa que não é representativo do desempenho de segurança de sua última geração, que só se tornou disponível no final de 2024. Conforme testado, o Actros L oferece um sólido desempenho de segurança de três estrelas. É o caminhão mais alto testado neste setor. Além disso, fornece uma gama muito boa de tecnologias de prevenção de colisões. Mas o desempenho de algumas das funções foi limitado.”
Caminhão: Iveco S-WAY
Truck Safe: ★☆☆☆☆
CitySafe: Não
Condução Segura – 32%
Prevenção de Colisões – 19%
Regate – 80%
Comentário do Euro NCAP: “A Iveco recusou a oportunidade de fornecer um veículo para teste. Todavia, o Euro NCAP testou e classificou o veículo mais recente e bem especificado disponível. O fabricante nos informa que seu veículo de última geração está em conformidade com os regulamentos GSR2 de segurança europeia. Mas as primeiras entregas desses veículos não eram esperadas até o final de 2024. Conforme testado, o Iveco S-Way oferece visão direta marginal e poucos dos recursos ADAS que o Euro NCAP considera em sua classificação. Dessa forma, resultando na classificação de uma estrela”.