A CCR Aeroportos iniciou a revitalização dos caminhões de combate a incêndio (CCIs) dos aeroportos que administra no Brasil. Segundo a empresa, o retrofit dos veículos prioriza o uso de componentes e peças produzidos no País. Inicialmente, sete caminhões vão ser revitalizados. Em seguida, outro modelos da frota também passarão pelo processo.
De acordo com a CCR Aeroportos, a renovação dos CCIs com componentes nacionais deve gerar uma economia de cerca de 85% em comparação à compra de novos caminhões. Além disso, a iniciativa evitará o descarte prematuro de veículos e promover a economia circular, conforme a companhia.
Da mesma forma, a atualização dos CCIs visa reduzir os custos com manutenção preventiva e corretiva, devido ao uso de componentes mais modernos e disponíveis no mercado nacional. A empresa batizou a ação de “Projeto Jandaia”, em alusão ao pássaro brasileiro que se adapta facilmente a diferentes habitats.
Publicidade
- VEJA MAIS:
- Fenatran 2024 terá estreia de 74 marcas
- Peugeot lança novo Boxer Minibus; veja preços
- Volkswagen lança novo caminhão Constellation para construção civil
“Essas melhorias elevam o padrão de segurança e eficiência das operações e ainda posicionam o projeto como um exemplo de excelência no setor aeroportuário”, afirma Jaison Melo, Gerente Executivo de Processos Aeroportuários da CCR Aeroportos.
CCR Aeroportos pretende atualizar sete CCIs
A administradora aeroportuária informou que os caminhões de combate a incêndio atualizados usarão 75% de peças nacionais. Ademais, substituirá o software de gestão interna dos veículos por uma versão desenvolvida no Brasil. A empresa acrescentou que a própria equipe, responsável pelo retrofit, fabricou parte dos novos componentes empregados nos CCIs.
“O Projeto Jandaia promove a economia circular ao recuperar e modernizar veículos aeroportuários por meio do retrofit. Essa abordagem sustentável atualiza os veículos com tecnologias mais recentes, estende sua vida útil, reduz a necessidade de novos recursos e minimiza resíduos. Além de otimizar o uso de produtos existentes e diminuir a pegada ambiental, o retrofit melhora a eficiência energética e reduz emissões”, explica a Coordenadora de Meio Ambiente da CCR Aeroportos, Rosemeire Morais.
Conforme destacou a CCR Aeroportos, a atualização mais significativa nos CCIs será a substituição dos canhões de água manuais por sistemas elétricos controlados por joystick. Assim, os veículos terão maior precisão e eficácia no combate a incêndios, além de aumentar a segurança e facilidade de operação, segundo a empresa.
De acordo com a concessionária, os caminhões receberão novos sistemas de válvulas pneumáticas com controles de fluxo de água mais rápidos e eficazes. Os veículos também serão equipados com câmeras de monitoramento, bem como novos painéis eletrônicos.
A CCR Aeroportos anunciou que atualizará sete CCIs presentes nos aeroportos que administra no Brasil. Inicialmente, Teresina (PI), Petrolina (PE), Imperatriz (MA), Pelotas (RS), Bacacheri (PR) e Curitiba (PR) serão os primeiros terminais a receber os veículos modernizados. Entretanto, antes disso, a concessionária testará os caminhões no Aeroporto de Goiânia (GO), que também administra.